Integrantes do Grupo de Gestão de Crises e Conflitos (GGCC) da Polícia Militar de Sergipe realizaram, na manhã da segunda, 20, mais um cumprimento de mandado de reintegração de posse de forma pacífica. A ação ocorreu no município de Pirambu, onde cerca de 30 famílias ocuparam propriedade localizada na via principal que dá acesso ao município, distante cerca de 46 quilômetros da capital sergipana.

O cumprimento dessa ação de forma pacífica é resultado do trabalho desenvolvido pelos integrantes do GGCC junto aos ocupantes, mantendo um diálogo aberto e favorável entre as partes. Desta maneira, a Polícia Militar mostra sua forma de agir, ressaltando que a postura da Instituição é evitar o confronto e a presença da tropa especializada em ações como essas.

As negociações tiveram início a partir de visitas técnicas aos ocupantes da propriedade, oportunidade em que os integrantes do GGCC promoveram a abertura do diálogo, no intuito de apresentar a importância do cumprimento de uma determinação judicial e convencer da saída voluntária dos ocupantes.

Todas as fases de negociação desenvolvidas pelos integrantes do GGCC são norteadas por Doutrinas Internacionais de Direitos Humanos que visam soluções pacíficas e ordeiras, fato este que resultou no êxito da desocupação voluntária da propriedade, sem a necessidade de emprego da tropa.

“O diálogo favorável em ações como essas é muito importante para o desenvolvimento da atividade de negociação de conflitos porque gera a confiabilidade entre as partes e evita a exposição dos ocupantes, bem como o uso da tropa no cumprimento e um possível confronto entre Polícia e Comunidade”, destaca o capitão PM Rocha, coordenador do GGCC.

Última atualização em 21 de julho de 2015 às 03:37:31.