Segurança no trânsito, prevenção à violência e suas consequências dentro da sociedade. Esse é o objetivo do Serviço de Educação para o Trânsito, disponibilizado pela Polícia Militar do Estado de Sergipe, desde abril de 2016, por meio da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran).

A modalidade de trabalho, composta por policiais militares com formação superior e pós-graduando em Segurança e Educação para o Trânsito, consiste em educar cidadãos multiplicadores, a partir de atividades de conscientização nas instituições de ensino, alcançando crianças e adolescentes dentro do ambiente escolar.
A iniciativa também atende associações e empresas por meio de campanhas educativas, dentre outros eventos. Para alcançar o objetivo, os palestrantes/educadores utilizam o material didático adequado às diversas faixas etárias, bem como uma linguagem direcionada a cada público específico.

Com a aproximação deste público à Instituição Militar, é possível que toda a sociedade passe a enxergar o policiamento ostensivo e de trânsito não apenas como uma atividade punitiva, mas como segmento que visa, principalmente, proteger a sociedade.

O trabalho desenvolvido está, também, inserido nos projetos do Governo do Estado como o “Comunidade Mais Segura”, programa “Polícia Cidadã” da Polícia Militar de Sergipe, assim como campanhas “Maio Amarelo”, “Semana Nacional de Trânsito”, dentre outros.

Entre 2016 e 2017, houve um aumento das atividades em 62,70%, já entre 2017 e 2018 as ações cresceram 83%, resultado do eficiente trabalho que vem sendo desenvolvido junto à sociedade sergipana.

As instituições interessadas no Serviço de Educação para o Trânsito da CPTran devem entrar em contato com a unidade militar através do telefone (79) 3226-2066, Instagram: @cptran_se ou pelo e-mail: cptran@pm.se.gov.br.

Última atualização em 22 de abril de 2019 às 01:08:53.