A Polícia Militar de Sergipe, por meio da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), divulgou na manhã dessa terça-feira, 3, o balanço das ações ocorridas na região metropolitana de Aracaju em 2016.

O ano de 2016 foi marcado pela diminuição de registros de acidentes atendido pela CPTran. Enquanto em 2015 o Serviço de Atendimento à Acidentes de Trânsito (SAAT) atendeu 1123 ocorrências, este mesmo serviço atendeu 1065 solicitações no ano de 2016, que resultaram em 1278 e 1094 vítimas não fatais, respectivamente. Referente à vítimas fatais, nos dois períodos se manteve estável, com o mesmo quantitativo  de 25 ocorrências em cada ano.

No tocante a “Lei Seca”, podemos afirmar que os resultados da diminuição dos acidentes estão associados à intensificação das fiscalizações ocorridas durante o ano que terminou, uma vez que, enquanto em 2015, 720 condutores foram enquadrados no artigo 165 do CTB (dirigir sob influência do álcool), sendo que 296 desses, além de notificados, foram presos em flagrante por apresentar índice acima de 0,33mg/L no teste de etilômetro ou, no caso daqueles que mesmo recusando a realizar o teste, apresentaram indícios claros de embriaguez. Já no ano de 2016, foram confeccionados 771 autos neste mesmo artigo, entretanto, o número de motoristas conduzidos à delegacia diminuiu para 188.

Referente aos flagrantes de um modo geral, a Companhia de Trânsito efetuou 224 prisões, dentre elas, por porte ilegal de armas, tráfico ilícito, recuperação de veículo roubado, atropelamentos, etc.

Para a 1ª tenente Claudia, subcomandante da CPTran, é perceptível que, cada vez mais, motoristas que consomem bebidas alcoólicas vem evitando conduzir veículos. Segundo a oficial, a mudança do comportamento da sociedade na relação álcool x direção, pode ser constatada com a diminuição do fluxo de veículo durante o réveillon. Outro ponto a destacar, é como a população vem entendendo que as ações da companhia especializada estão voltadas, sobretudo, para o serviço ostensivo e não meramente para trânsito.

Última atualização em 6 de janeiro de 2017 às 10:28:11.