PM conduz à delegacia homem que roubou mulher no Centro
13 de novembro de 2014PM prende casal envolvido com tráfico de drogas em Itabaianinha
13 de novembro de 2014Reforçar o policiamento ostensivo, a fim de garantir a tranquilidade dos comerciantes e clientes durante as compras de final de ano. Este é o objetivo da Operação Comércio Seguro, que este ano tem início no sábado, 15, e segue até o dia 15 de janeiro, no centro comercial de Aracaju, bairros Treze de Julho e Siqueira Campos. As ações estratégicas da operação foram apresentadas à imprensa na manhã desta quinta-feira, 13, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL), no bairro São José.
De acordo com o tenente-coronel Vivaldy Cabral, comandante do 8º Batalhão de Polícia Comunitária (8º BPCom) e coordenador geral das ações da Operação Comércio Seguro, a iniciativa visa incrementar o policiamento ostensivo durante as compras de final de ano, quando aumenta o fluxo de pessoas e valores em circulação nas áreas comerciais da capital. “Atualmente, sete duplas de policiais militares, distribuídas entre o policiamento a pé e motorizado, realizam o patrulhamento do centro comercial.
Com o reforço do efetivo dos setores administrativos da Polícia Militar e dos alunos do Curso de Formação de Soldados, esse número será elevado para 30 duplas”, enfatizou o oficial superior.
Durante a operação, também, o horário das atividades policiais será estendido das 19h30 para as 22h30, atendendo as necessidades dos comerciantes aracajuanos. “Com a proximidade do Natal e das comemorações de Ano Novo, o policiamento passa a vigorar em três turnos, inclusive aos sábados e domingos, no horário de funcionamento das lojas”, acrescentou Vivaldy. O comandante do 8º Batalhão declarou, ainda, que a operação receberá reforço dos militares do Esquadrão de Policiamento Montado (EPMon), Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (PBRp) e Ações de Policiamento Ostensivo Localizado (Apolo).
Unidade móvel – Nesta edição da Operação Comércio Seguro, a Polícia Militar terá à disposição uma unidade de monitoramento móvel, que auxiliará a identificação e resolução de ocorrências de maneira mais eficiente. A viatura, tipo micro-ônibus, é fruto de uma parceria entre o Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e a Secretaria de Estado de Segurança Pública, e integra o programa de enfrentamento às drogas “Crack, é possível vencer”.
“O veículo ficará no calçadão da rua João Pessoa, com uma equipe de prontidão, que vai monitorar as imagens de 20 câmeras instaladas no centro comercial para a Operação Comércio Seguro. Além disso, a própria viatura contará com seis câmeras acopladas, sendo uma móvel, que proporciona uma visão panorâmica do local e a captura de imagens aéreas. As imagens, fornecidas em tempo real, auxiliarão a polícia na identificação de ocorrências, acionamento das equipes mais próximas e atendimento no menor tempo resposta possível”, concluiu o tenente-coronel Vivaldy.
Mais informações: Tenente-coronel Vivaldy, comandante do 8º Batalhão de Polícia Comunitária: (79) 8867-7008.