A Polícia Militar do Estado de Sergipe, através do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), apreendeu arma de fogo e flagrou uma área de desmatamento na quarta-feira, dia 29, numa área próxima ao manguezal do povoado Taiçoca de Dentro, no município de Nossa Senhora do Socorro.
Por volta das 9h, a guarnição Arara 01, composta pelo sargento Cristo, cabo Glaucus e soldado Aline, foi acionada, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), para verificar uma denúncia de desmatamento, já que, segundo a informação, algumas pessoas estavam promovendo desmatamento em área próxima ao manguezal.
No local, os policiais identificaram um grupo de sete pessoas portando foices e motosserra, realizando o desmate de vegetação nativa, que dispõe de espécies típicas da Mata Atlântica, como Aroeiras, Biribas e Mangabeiras. Na abordagem, um idoso de 60 anos tentou empreender fuga, sendo contido pelo cabo Glaucus, que na revista pessoal encontrou um revólver calibre 38 municiado.
A equipe apurou que a área pertence ao idoso, e esse irá responder por posse ilegal de arma de fogo e por crime ambiental, pois não apresentou autorização dos órgãos ambientais, sendo apresentada somente a licença exigida pela legislação para uso da motosserra.
Segundo os policiais, mesmo se tratando de área particular, o desmate exige prévia autorização da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema). Como não apresentaram documentação, dois homens foram conduzidos à 5ª Delegacia Metropolitana; e irão responder por crime ambiental previsto no artigo 38 da Lei 9.605/98, Lei de Crimes Ambientais, juntamente com o crime de porte ilegal de arma de fogo.
Última atualização em 30 de abril de 2015 às 1h.