A Polícia Militar do Estado de Sergipe, através do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), flagrou na tarde da quinta-feira, 20, no município de Carmópolis, mais uma extração de minério. Por volta das 14h, a guarnição composta pelo sargento Cristo e os cabos Oliveira Alves, Glaucus e Paulo transitava pela rodovia estadual José Teles Barreto, próximo ao Povoado Pinga Fogo, quando observou a movimentação suspeita, envolvendo uma retroescavadeira, dois caminhões e algumas pessoas.
Embora os veículos não estivessem operando, os policiais resolveram desembarcar e avaliar a situação. No local, a guarnição descobriu que se tratava de uma área particular, onde funcionava uma jazida de extração de calcário, rocha bastante utilizada em diversas áreas da construção civil.
Durante a ocorrência, um senhor de 56 anos se apresentou como proprietário do espaço e responsável pela retirada do material. Segundo ele, a atividade era feita há tempos e todo o minério retirado era revendido às casas de material de construção. Ainda no local, foi solicitada a autorização do DNPM e as licenças ambientais da ADEMA, sendo informado pelo infrator o desconhecimento da obrigatoriedade dos referidos documentos.
Diante do ocorrido, o sargento Cristo explicou ao homem que ele estava cometendo um crime ambiental previsto no artigo 55 da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) e apreendeu alguns equipamentos utilizados na extração ilegal. O responsável à Superintendência da Polícia Federal, em Aracaju, já que esse tipo de delito é de responsabilidade de apuração da PF, por se tratar de crime de usurpação de recursos da União.
Última atualização em 21 de novembro de 2014 às 5h.