PM apreende adolescente por ato infracional de roubo na zona de expansão
25 de fevereiro de 2015PM recupera veículo com restrição de roubo em Porto da Folha
25 de fevereiro de 2015A Polícia Militar de Sergipe deu início, na manhã de segunda-feira, 23, ao Curso Nacional de Formação de Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Trinta e seis policiais militares, entre oficiais e praças da Polícia Militar de Sergipe e quatro da PM de Alagoas, participam das instruções, que seguem até o dia 6 de março, nos turnos matutino e vespertino, nas dependências da Faculdade Maurício de Nassau, em Aracaju.
Num total de 80 horas, o grupo discute estratégias pedagógicas para levar aos jovens os conhecimentos necessários para a formação de pensamentos críticos e tomadas de decisões conscientes. “O curso tem como objetivo capacitar os policiais para que possam atuar nas escolas, levando a metodologia do PROERD não só no combate às drogas e à violência, mas preparar as crianças para as escolhas da vida, para que elas tenham ferramentas apropriadas para que façam as melhores escolhas”, destacou a capitã Adriana Littig, coordenadora Estadual do PROERD em Sergipe.
Durante duas semanas, os participantes recebem instruções teóricas e práticas que serão aplicadas a alunos da educação infantil e anos iniciais, 5º e 7º anos das escolas públicas e particulares. A capacitação tem como facilitadora a tenente-coronel Margarida Brandão, da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, coordenadora do Curso Nacional de Formação de Instrutores do PROERD, que ministra o curso em Sergipe pela segunda vez.
Com a formação dos novos instrutores, a coordenação estadual pretende ampliar o atendimento às escolas e contribuir para prevenir, desde cedo, o uso de drogas e envolvimento com a violência. “Esperamos contribuir para diminuir a inserção dos jovens no mundo das drogas, a partir da informação na primeira infância, orientando-os para que tomem decisões corretas diante de várias situações da vida. Trata-se de um trabalho integrado entre a Polícia Militar e a comunidade, através da escola, coordenadores, professores, alunos e pais”, enfatizou a capitã Littig.
Para que o resultado seja mais eficiente, a Polícia Militar, por meio do PROERD, busca firmar parcerias com outros órgãos e instituições. “Atualmente alguns setores trabalham de forma isolada para conter a violência e o avanço das drogas em Sergipe. Quanto mais atores sociais estiverem envolvidos, de forma integrada, no combate a esse mal, melhores serão os resultados obtidos”, declarou a coordenadora estadual do PROERD.
Desde que teve início em Sergipe, no ano de 2001, o PROERD já atendeu mais de 60 mil crianças, de escolas públicas e particulares da capital e do interior. As instruções são ministradas por policiais militares fardados e sem arma, em linguagem lúdica para facilitar a assimilação da informação pelo público infanto-juvenil. Mais conscientes de seus atos, as crianças são orientadas sobre os perigos das drogas e conhecem alternativas para levar uma vida mais saudável.
A formatura do Curso Nacional de Formação de Instrutores do PROERD acontece no dia 6 de março, no Plenário do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), no Centro Administrativo de Aracaju, localizado no bairro Capucho.