A Polícia Militar de Sergipe, através do Programa Educacional de Prevenção às Drogas e à Violência (PROERD), participou da segunda edição da Feira de Possibilidades, promovida nos dias 9 e 10, pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), no ginásio poliesportivo do SESI, no conjunto Augusto Franco, em Aracaju.

O PROERD foi um dos 45 projetos sociais apresentados aos alunos da rede pública municipal. Cerca de 1.200 estudantes prestigiaram o evento, que teve como objetivo oferecer à comunidade escolar das unidades da rede municipal de ensino de Aracaju oportunidade de conhecer projetos inovadores e socioemocionais, que enriquecerão e fortalecerão o Projeto Político Pedagógico das escolas.

De acordo com a professora Ana Izabel de Moura, coordenadora da II Feira de Possibilidades, há um pacto de gestão entre a Semed e as escolas, através do qual as unidades de ensino precisam cumprir metas, sendo uma delas a atualização continuada de seu projeto político pedagógico.

“Através da feira, o aluno tem a oportunidade de conhecer os 45 projetos e indicar à escola os que mais lhe chamaram a atenção. Logo, a escola, já sabendo do interesse do aluno, escolhe três iniciativas de acordo com a sua realidade, para melhorar o projeto político pedagógico e para cumprir as metas do pacto de gestão”, explicou Ana Izabel.

A iniciativa contemplou os alunos na faixa etária dos sete aos 16 anos. No entanto, as escolas de creche e educação infantil foram representadas por seus professores e equipe diretiva. Do 1º ao 5º ano, cada escola participou com 40 alunos. A visitação aconteceu pela manhã e à tarde, em sistema de rodízio: a cada duas horas, 10 escolas percorrem os estandes montados na quadra poliesportiva do SESI.

Dentre os temas apresentados pelos projetos sociais desenvolvidos pelas instituições públicas presentes, estiveram a educação infantil, brinquedoteca, cozinha SESI, atuação da Guarda Municipal no âmbito escolar, educação financeira, saúde, meio ambiente, prevenção da violência contra a mulher, dentre outros. A Polícia Militar, representada pelo PROERD, expôs o seu trabalho de prevenção às drogas e à violência, através de uma proposta lúdica e fundamentada na filosofia da polícia de aproximação.

“Nossa proposta foi mostrar para a comunidade escolar do município a ferramenta que a Polícia Militar utiliza para prevenir as crianças a respeito das drogas, com lições para ajudá-los a tomar decisões seguras e responsáveis, com vistas a se tornarem cidadãos seguros e responsáveis na fase adulta”, destacou o cabo Alex, instrutor e formador de instrutores do PROERD.

Durante a exposição, foram exibidos vídeos com momentos do curso PROERD e imagens de formaturas passadas. Também, na oportunidade, as crianças e os educadores das escolas municipais puderam interagir entoando a canção do PROERD, tirar dúvidas e conhecer as cartilhas e metodologia utilizadas pelo programa social desenvolvido pela PMSE.

“Durante a feira, aproveitamos a oportunidade para explicar como o policial PROERD é formado, todas as lições que são repassadas ao público infanto-juvenil de forma lúdica, com linguagem acessível aos estudantes do 5º ano, do 7º ano e da educação infantil, de acordo com as peculiaridades de cada currículo, e com o intuito de aproximar a polícia da comunidade, através da escola”, acrescentou cabo Alex, revelando que o PROERD já formou cerca de 65 mil crianças desde que foi implementado em Sergipe, no ano de 2001.

Para a coordenadora do evento, a Polícia Militar, representando a segurança pública, teve brilhante participação, oferecendo possibilidades de prevenção às drogas entre os jovens. “Todas as áreas do conhecimento abordadas na II Feira de Possibilidades foram de grande valia para o crescimento da criança, para que se estimule, desde pequenino, a formação do cidadão adulto consciente, e a Polícia Militar contribuiu para elucidar a problemática das drogas, com foco na prevenção, que hoje é tão necessária para o desenvolvimento e saúde das nossas crianças”, frisou a professora Ana Izabel.

Última atualização em 11 de abril de 2015 às 11:35:55.