
PM prende dupla que cometia roubos com carro locado na Barra dos Coqueiros
10 de abril de 2015
PM realiza ‘Operação Cavalo de Aço’ na Grande Aracaju
11 de abril de 2015A Polícia Militar de Sergipe, através do Programa Educacional de Prevenção às Drogas e à Violência (PROERD), participou da segunda edição da Feira de Possibilidades, promovida nos dias 9 e 10, pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), no ginásio poliesportivo do SESI, no conjunto Augusto Franco, em Aracaju.
O PROERD foi um dos 45 projetos sociais apresentados aos alunos da rede pública municipal. Cerca de 1.200 estudantes prestigiaram o evento, que teve como objetivo oferecer à comunidade escolar das unidades da rede municipal de ensino de Aracaju oportunidade de conhecer projetos inovadores e socioemocionais, que enriquecerão e fortalecerão o Projeto Político Pedagógico das escolas.
De acordo com a professora Ana Izabel de Moura, coordenadora da II Feira de Possibilidades, há um pacto de gestão entre a Semed e as escolas, através do qual as unidades de ensino precisam cumprir metas, sendo uma delas a atualização continuada de seu projeto político pedagógico.
“Através da feira, o aluno tem a oportunidade de conhecer os 45 projetos e indicar à escola os que mais lhe chamaram a atenção. Logo, a escola, já sabendo do interesse do aluno, escolhe três iniciativas de acordo com a sua realidade, para melhorar o projeto político pedagógico e para cumprir as metas do pacto de gestão”, explicou Ana Izabel.
A iniciativa contemplou os alunos na faixa etária dos sete aos 16 anos. No entanto, as escolas de creche e educação infantil foram representadas por seus professores e equipe diretiva. Do 1º ao 5º ano, cada escola participou com 40 alunos. A visitação aconteceu pela manhã e à tarde, em sistema de rodízio: a cada duas horas, 10 escolas percorrem os estandes montados na quadra poliesportiva do SESI.
Dentre os temas apresentados pelos projetos sociais desenvolvidos pelas instituições públicas presentes, estiveram a educação infantil, brinquedoteca, cozinha SESI, atuação da Guarda Municipal no âmbito escolar, educação financeira, saúde, meio ambiente, prevenção da violência contra a mulher, dentre outros. A Polícia Militar, representada pelo PROERD, expôs o seu trabalho de prevenção às drogas e à violência, através de uma proposta lúdica e fundamentada na filosofia da polícia de aproximação.
“Nossa proposta foi mostrar para a comunidade escolar do município a ferramenta que a Polícia Militar utiliza para prevenir as crianças a respeito das drogas, com lições para ajudá-los a tomar decisões seguras e responsáveis, com vistas a se tornarem cidadãos seguros e responsáveis na fase adulta”, destacou o cabo Alex, instrutor e formador de instrutores do PROERD.
Durante a exposição, foram exibidos vídeos com momentos do curso PROERD e imagens de formaturas passadas. Também, na oportunidade, as crianças e os educadores das escolas municipais puderam interagir entoando a canção do PROERD, tirar dúvidas e conhecer as cartilhas e metodologia utilizadas pelo programa social desenvolvido pela PMSE.
“Durante a feira, aproveitamos a oportunidade para explicar como o policial PROERD é formado, todas as lições que são repassadas ao público infanto-juvenil de forma lúdica, com linguagem acessível aos estudantes do 5º ano, do 7º ano e da educação infantil, de acordo com as peculiaridades de cada currículo, e com o intuito de aproximar a polícia da comunidade, através da escola”, acrescentou cabo Alex, revelando que o PROERD já formou cerca de 65 mil crianças desde que foi implementado em Sergipe, no ano de 2001.
Para a coordenadora do evento, a Polícia Militar, representando a segurança pública, teve brilhante participação, oferecendo possibilidades de prevenção às drogas entre os jovens. “Todas as áreas do conhecimento abordadas na II Feira de Possibilidades foram de grande valia para o crescimento da criança, para que se estimule, desde pequenino, a formação do cidadão adulto consciente, e a Polícia Militar contribuiu para elucidar a problemática das drogas, com foco na prevenção, que hoje é tão necessária para o desenvolvimento e saúde das nossas crianças”, frisou a professora Ana Izabel.