Os crustáceos foram capturados  no período de defeso 

Na última segunda-feira, 1º, uma equipe do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb) prendeu sete homens por pescar caranguejos no período de defeso, conforme portaria nº 325 da Secretária de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAP/MAPA). A ação aconteceu no município de Santo Amaro das Brotas, no Leste sergipano, e mais de 400 animais foram devolvidos à natureza.

Por volta das 13h, a equipe foi acionada pelo Ciosp para averiguar uma denúncia de pesca ilegal de caranguejo em uma área localizada entre a ponte que liga o Povoado Jatobá, na Barra dos Coqueiros, ao município de Santo Amaro das Brotas.

Assim que chegaram ao local, os policiais viram o momento em que muitas pessoas fugiram ao perceberem a presença policial, entretanto sete pessoas foram presas. Com elas, mais de 400 animais da espécie caranguejo-uçá foram apreendidos.

Ainda segundo informações policiais, os suspeitos admitiram ter conhecimento que, neste período, a coleta desses crustáceos é proibida, já que os animais estão em um período conhecido popularmente como “andada”, fase em que os animais saem para se reproduzir, fato que propicia a captura.

A portaria nº 325, expedida em 20 de dezembro de 2020 pela SAP/MAPA, “Proíbe a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, a comercialização de qualquer indivíduo da espécie Ucides cordatus, conhecido popularmente como caranguejo-uçá, nos Estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, durante o período de andada de 2021 a 2024″.

A ação contou com o apoio de policiais do Batalhão de Radiopatrulha (BPRp) e da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (2ª CIPM) e os animais em condições viáveis foram devolvidos à natureza.

Diante do descumprimento da portaria e por infringir o artigo 34 da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), os suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Maruim.

 

Última atualização em 12 de fevereiro de 2021 às 12:53:45.