A Polícia Militar de Sergipe, através do Pelotão Especial de Policiamento em Área de Caatinga (PEPAC), vem realizando desde a última terça-feira, 12, o V Curso de Operações Policiais em Área de Caatinga. O curso, com encerramento previsto para o dia 21 deste mês, tem o objetivo de selecionar e qualificar novos policiais para compor o efetivo do Pelotão de Caatinga, fortalecendo a atuação da referida unidade especializada em sua área de atuação.

Segundo o comandante do PEPAC, capitão Manoel Oliveira, durante o treinamento são ministradas disciplinas como: Orientação e navegação; Busca e salvamento; Tiro policial; Ofidismo; Primeiros socorros; Combate rural e patrulhas na caatinga; Operações ribeirinhas; Técnicas de sobrevivência; dentre outras, que serão aplicadas em tempo integral.

A instrução, que foi iniciada com um efetivo de 56 militares matriculados, hoje, em seu quinto dia de atividades, conta apenas com 25 alunos. Sobre a desistência, o capitão  Manoel Oliveira explica: “o curso é um dos mais difíceis no meio militar, pois além de ser ministrado de forma intensa, é realizado em um dos ambientes mais inóspitos do mundo, que é a caatinga, onde o calor é intenso e as temperaturas são bastante elevadas. Além disso, o aluno tem que aprender a racionar a água que possui e buscar o que necessita no próprio ambiente para sobreviver, bem como participar ativamente de todas as atividades e instruções, demonstrando que é capaz de superar as dificuldades características do referido bioma”.

Atualmente, o Pelotão de Caatinga conta com um efetivo de 41 policiais militares que atuam em todos os municípios do Alto e Médio Sertão sergipano.

 

Última atualização em 17 de janeiro de 2015 às 01:03:38.