A Polícia Militar de Sergipe, atendendo aos chamados da sociedade sergipana, atendeu, no último final de semana, 19 ocorrências na área do 8º Batalhão de Polícia Comunitária (8º BPCom), que foram resolvidas nos próprios locais, a partir da confecção do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). A estatística apresentada dados do período de 18 a 20 de setembro.

O TCO é um instrumento voltado para o registro de infrações de menor potencial ofensivo, a exemplo do porte de drogas e da perturbação do trabalho e sossego alheios, e que proporciona maior celeridade à justiça, por não exigir que as partes envolvidas sejam encaminhadas de imediato à delegacia para prestar depoimentos e registrar a ocorrência. No próprio local, vítima e autor se comprometem a apresentar-se em juízo, em dia, horário e local predeterminados.

As 19 ocorrências versaram sobre uso ou consumo de drogas em via pública, perturbação do trabalho ou sossego alheios, comercialização de animais silvestres sem autorização legal, jogos de azar e transporte e comercialização de carvão mineral sem origem. Tais registros ocorreram em Aracaju, nos bairros Santos Dumont, Bugio, Pau Ferro, América, José Conrado de Araújo, Jetimana, Lamarão, Ponta da Asa, Santo Antônio e Industrial, e nos municípios de Barra dos Coqueiros e Santo Amaro das Brotas.

A causa com maior incidência na estatística apresentada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) foi a perturbação do trabalho e sossego alheios, com 84% das ocorrências, ou seja, 16 das 19 atendidas por meio de Termos Circunstanciados, as quais levaram a apreensões de diversas aparelhagens sonoras na área metropolitana de Aracaju.

Vale salientar que, além de promover celeridade na resolução das infrações, a confecção do TCO viabiliza que policiais militares e viaturas, que antes permaneceriam na delegacia até que o condutor da ocorrência prestasse depoimento, retornem para as ruas e estejam efetivamente empregados no policiamento ostensivo em prol da segurança da população sergipana.

Última atualização em 24 de setembro de 2015 às 11:49:52.