A Polícia Militar do Estado de Sergipe, através do Esquadrão de Polícia Montada (EPMon), registrou o nascimento de mais um potro na manhã desta quinta-feira, 1º, na sede do próprio Esquadrão, situada no Parque da Cidade, bairro Industrial, na capital sergipana.

Por volta das 10h, o sargento Edcley e o cabo leite realizaram o parto da égua Esperança, trazendo um novo equino ao plantel do EPMon. Segundo informações dos militares, o animal é saudável e é o sexto a nascer dentro da Cavalaria desde o início de 2013.

A Subunidade ainda não batizou o potrinho, mas em breve os seus integrantes farão a escolha do nome. A previsão é que o animal nascido hoje comece a ser treinado daqui a seis meses, logo após o desmame, indo para as ruas depois de dois anos e meio de treino.

De acordo com informações do major Santos Júnior, comandante do Esquadrão, neste momento, das oito éguas destinadas à reprodução, quatro estão prenhas e parirão em janeiro de 2015, contribuindo para uma futura redução de gastos, bem como a reforma do plantel.

Reprodução e remonta

No início de 2013, a Cavalaria da PMSE implementou o Projeto de Reprodução e Remonta, adquirindo éguas voltadas para a reprodução dentro do próprio EPMon. A ação busca a autossuficiência, resultando na produção integral dos próprios equinos e, por consequência, na redução de gastos, já que não será mais necessário comprar animais.

Para impulsionar ainda mais o Projeto, o comando geral da PMSE tem a intenção de adquirir novas éguas nos próximos meses. Ao final desse processo, todos os animais estarão substituídos por outros mais novos e com características escolhidas pelo próprio Esquadrão, que tem buscado reprodutores de qualidade.

Última atualização em 2 de outubro de 2014 às 05:03:16.