A Polícia Militar do Estado de Sergipe, através do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), realizou na manhã desta sexta-feira, 7, a reintegração de posse de um terreno situado entre os conjuntos Marivan e Aloque, na capital sergipana. A ação se deu em cumprimento ao mandado de reintegração expedido pela Vara Privativa Judiciária de São Cristóvão.
O trabalho da PM foi iniciado há cerca de quatro meses, quando o seu Grupamento de Gestão de Crises e Conflitos (GGCC) estabeleceu contato com as lideranças da invasão. Durante tal período, os militares buscaram a desocupação do terreno de forma pacífica, sem que fosse necessário chegar à retirada forçada. Como os invasores não cederam, fez-se necessária a ação desenvolvida pela PM hoje.
Nas primeiras horas desta sexta-feira, a Corporação, juntamente com a Defensoria Pública do Estado, Conselho Tutelar, Tribunal de Justiça, Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Deso e Energisa, chegou ao terreno e foi recebida de forma hostil pelos invasores, que atearam fogo a uma barricada formada por pneus e madeiras. Diante do cenário, o capitão Marco Carvalho, negociador da PMSE, estabeleceu negociação com os líderes do movimento.
Após horas de resistência e de muita de conversa, os ocupantes das 86 ‘habitações’ decidiram sair do espaço. Diante do ocorrido, o proprietário da área disponibilizou um novo local para a instalação das famílias, bem como caminhões e tratores, para o transporte dos pertences dos invasores e derrubada dos barracos e das edificações de alvenaria.
Unidades empregadas
Durante a ação, que foi conduzida inicialmente pelo tenente-coronel Blauner, comandante do 1° Batalhão de Polícia Comunitária (1º BPCom), e em seguida pelo comandante do policiamento militar da capital, coronel Jackson Nascimento, foram empregados homens e mulheres do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), 1º BPCom, Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), Grupamento Tático Aéreo (GTA), Esquadrão de Polícia Montada (EPMO) e 5ª Seção do Estado Maior.
Última atualização em 7 de novembro de 2014 às 05:18:05.