Nessa terça-feira, 26, a PMSE comemorou os 100 anos de Militarização da Força Pública do Estado, atual Polícia Militar de Sergipe. Em 26 de dezembro de 1917, o governador do estado, na época, assina e faz publicar o Decreto Estadual nº 658, que declara a Força Pública do Estado Auxiliar do Exército Brasileiro de 1ª linha.

O Presidente do Estado, como era denominado, usando da atribuição constitucional e da autorização da Lei nº 736, de 29 de outubro de 1917, resolve, tendo em vista o acordo assinado com o Governo Federal, representado pelo General de Brigada Gabriel de Souza Pereira Botafogo, inspetor da 3ª Região Militar, declarar a Força Pública do Estado, denominada “Corpo Policial de Sergipe”, auxiliar do Exército de 1ª linha, observadas as cláusulas constantes das bases transcritas – Palácio do Governo do Estado de Sergipe, Aracaju, 26 de dezembro de 1917, 29º da República: a) Manoel P. de Oliveira Valadão; b) Francisco Monteiro de Almeida.

O Museu da Polícia Militar de Sergipe, sob a direção do coronel Dilson Ferraz,  parabeniza a PMSE por mais um marco centenário em sua história.

Fonte: MUSEU DA POLÍCIA MILITAR DE SERGIPE – MPMSE

Guardião da História da Corporação

Última atualização em 27 de dezembro de 2017 às 05:07:11.