
Polícia Militar prende condutor por embriaguez ao volante em Tobias Barreto
14 de novembro de 2025
Polícia Militar apreende revólver em Estância
14 de novembro de 2025Capacitação nacional em Gestão de Crises reúne forças de segurança e forma 54 profissionais em Sergipe
A Polícia Militar de Sergipe realizou, na manhã desta sexta-feira (14), a solenidade de formatura da 10ª edição do Curso de Plano de Gestão de Crise de Segurança nas Cidades, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) em parceria com a Corporação. A cerimônia ocorreu no auditório do Quartel do Comando-Geral (QCG), em Aracaju, e marcou o encerramento de uma capacitação estratégica voltada ao enfrentamento de crimes de alta complexidade.

O evento contou com a presença do comandante-geral da PMSE, coronel Alexsandro Ribeiro; do subcomandante-geral, coronel Carlos Rolemberg; do comandante do Batalhão de Polícia de Caatinga, tenente-coronel Fabrício; comandantes de batalhões e unidades da Corporação, além de representantes da Senasp e de diversas forças de segurança estaduais e federais, reforçando o caráter integrado do curso.
Iniciada em 10 de novembro, a formação teve 54 profissionais concludentes, entre policiais militares de seis estados brasileiros, integrantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Polícias Civis e representantes de instituições parceiras.
Durante a solenidade, foram entregues declarações de conclusão e homenagens aos instrutores e monitores que contribuíram diretamente para o desenvolvimento da capacitação. Em seu discurso, o Coronel Alexsandro Ribeiro, destacou a importância do treinamento prático realizado durante o curso.
“Essa capacitação é fundamental para preparar os policiais para situações reais de alta complexidade. Episódios recentes evidenciam a necessidade de aprimoramento das respostas operacionais”, ratificou o Comandante-geral da PMSE.

Já o tenente-coronel Fabrício reforçou o alto nível de comprometimento demonstrado pelos participantes durante todo o curso.
“A nossa prioridade absoluta é a preservação da vida — dos policiais, dos reféns e de todos os civis envolvidos. Cada ação deve ser guiada pela responsabilidade, pela técnica e pela correta aplicação dos protocolos operacionais”, destacou o comandante do BPCaatinga.
O delegado André Gossain, do Maranhão, também agradeceu a acolhida da PMSE e enfatizou a importância de capacitações que reúnam instituições estaduais, federais e privadas.
“Nós precisamos estar preparados, independentemente do número de oponentes. Esse tipo de instrução é melhor ter e não usar do que precisar e não ter”, reforçou o delegado.

A tenente Tauane, auxiliar da 5ª Seção do Estado-Maior, destacou a importância da padronização das respostas operacionais diante dos desafios contemporâneos da segurança pública.
“Em um cenário cada vez mais complexo, a união de conhecimentos e a padronização das respostas são os nossos maiores diferenciais. Saio destas instruções convicta de que estamos mais bem preparados para atuar de forma coordenada, eficiente e estratégica, garantindo a segurança da população e a integridade de nossas instituições”, afirmou a tenente.
O soldado Brito, do Batalhão de Polícia de RadioPatrulha (BPRp), falou sobre o impacto positivo da experiência.
“O curso nos permitiu vivenciar, na prática, a tomada de decisões sob pressão. A atividade evidenciou a importância da coordenação, da disciplina técnica e da resposta integrada entre as instituições. Somente a atuação conjunta é capaz de produzir resultados eficazes diante de crises reais”, assegurou o soldado.
A conclusão da 10ª edição do curso reforça a capacidade do Estado em prevenir, gerenciar e responder a situações críticas em ambiente urbano, ampliando o preparo técnico das forças de segurança e fortalecendo a proteção à sociedade.





















