Em operação conjunta de fiscalização, deflagrada na manhã dessa terça-feira, 26, policiais militares do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb) e equipes da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) realizaram o combate à carcinicultura irregular no município de Santa Luzia do Itanhy.

A ação foi desencadeada a partir de uma série de denúncias, efetuadas através da Adema e do Pelotão Ambiental, a respeito da expansão ilegal da carcinicultura e da piscicultura, atividades bastante exploradas na região. Durante as fiscalizações ambientais, também foram monitoradas possíveis ocorrências relacionadas ao crime de desmatamento, diante da presença marcante do bioma da Mata Atlântica no município.

Nos locais visitados pelos militares e agentes da Adema, constatou-se que muitos empreendimentos de carcinicultura possuem licença ambiental, porém, alguns produtores estavam atuando em desacordo com o licenciamento concedido. Em outros casos, foi observado que os produtores estão iniciando o processo de licenciamento.

De acordo com o PPAmb, a operação ainda serviu para mapear o monitoramento futuro de crimes ambientais que possam ocorrer na região. As fiscalizações conjuntas entre a Polícia Militar e a Administração Estadual do Meio Ambiente são recorrentes, já que existe um termo de cooperação técnica entre as duas instituições, cabendo à polícia efetuar a parte relacionada a sanção penal, enquanto a Adema atua nas sanções administrativas, em caso de flagrante de crime ambiental.

Última atualização em 27 de janeiro de 2021 às 02:09:32.