A Polícia Militar do Estado de Sergipe e a Universidade Tiradentes firmaram, na manhã desta quarta-feira, 27, um convênio de cooperação que visa aprimorar a formação de estudantes e, ao mesmo tempo, contribuir com os setores administrativos da PMSE. A parceria foi formalizada durante encontro entre o comandante-geral da PM, coronel Marcony Cabral, e o reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa. 

Em meio à celebração do convênio, o comandante da Polícia Militar destacou a cooperação e reconheceu a importância do trabalho do Grupo Tiradentes. “É um dia especial porque a Polícia Militar, patrimônio histórico do povo sergipano, acaba de assinar uma importante parceria com uma das mais conceituadas instituições de ensino superior do Nordeste e de referência internacional. Por esse motivo, eu agradeço ao professor Uchôa e a todos que fazem parte da Unit”, comentou o coronel Marcony Cabral. 

Para o reitor da Universidade Tiradentes, a parceria aproximará a instituição acadêmica e a Polícia Militar, tendo em vista que os estudantes terão a oportunidade de desenvolver atividades práticas, sejam elas extracurriculares ou obrigatórias, no âmbito da Corporação.  

“Esse convênio vai possibilitar a participação, tanto dos nossos alunos como dos militares, em iniciativas que certamente vão contribuir com o aperfeiçoamento cultural e técnico deles. Espero que esse convênio seja proveitoso e contribua para melhorar toda a estrutura da PMSE”, explicou o professor Uchôa. 

Como esclareceu a chefe do setor de convênios da Polícia Militar, major Jucimary Moura, inicialmente, o acordo prevê a participação dos estudantes na digitalização e gestão de documentos para a organização dos arquivos da PMSE; no entanto, existe a possibilidade de realização de outras atividades e especificações, de acordo com as necessidades dos cursos em andamento na universidade e as demandas dos setores da Polícia Militar. “O convênio deve proporcionar ao estagiário o contato com a realidade profissional, por meio das atividades disponibilizadas pela Polícia Militar, visando a aprendizagem profissional, social e cultural de acordo com a legislação que rege o funcionamento desses estágios. Dessa forma, as atividades devem obedecer um período de 4h diárias, e 20h semanais, com remuneração para os estudantes”. 

Ainda durante o encontro, o diretor institucional da Unit, Saumineo Nascimento, enalteceu a oportunidade de interagir com as atividades cotidianas da Polícia Militar e contribuir com o fortalecimento da Corporação. “Esse convênio propicia o desenvolvimento de atividades práticas e extensionistas pelos nossos estudantes, contribuindo com uma instituição que desempenha a importante missão de salvaguardar a segurança do cidadão sergipano e nos oferecer o senso de proteção que tanto precisamos. Nesse sentido, entendo que é uma oportunidade excepcional para a universidade, como também, para a Polícia Militar”, finalizou. 

 

Última atualização em 27 de outubro de 2021 às 09:12:07.