A Polícia Militar do Estado de Sergipe participou, no sábado, 27, da 24ª edição da Ação Global – parceria da Rede Globo com o Serviço Social da Indústria (SESI) que promove um mutirão de serviços em prol da cidadania em todo o país. Em Sergipe, o evento foi realizado no Colégio Roberto Simonsen, no bairro Dezoito do Forte, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), no Bairro América, e Colégio Estadual Santos Dumont, no Bairro Aeroporto.
Participaram da ação, policiais militares da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (Ciopac), Hospital da Polícia Militar (HPM), Comando de Operações Especiais (COE), Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) e Banda de Música.
Durante o Ação Global, a PM expôs o seu trabalho por meio de estandes, de apresentação de dog-show – cães adestrados que servem ao CIPCães – apresentações de retretas pela Banda de Música da PM e de atividades lúdico-educativas para crianças e adolescentes por policiais do Proerd de Sergipe, com o objetivo de orientar o público a se manter livre das drogas e da violência.
O COE, em parceria com o Colégio Estadual Santos Dumont e o apoio do grupo de animação Tia Carla, realizou uma ação que envolveu 100 alunos e a equipe docente. Durante a ação, foram desenvolvidas atividades como: funcional, defesa pessoal por meio da capoeira e do judô, além de apresentação sobre a atividade desempenhada pelo COE.
O Hospital da Polícia Militar disponibilizou atendimentos clínicos e ortopédicos, bem como aferição de pressão arterial e glicemia. O CIOPAC apresentou o bioma caatinga (fauna e flora), vídeos institucionais e de treinamentos, bem como exibiu equipamentos e armamentos do serviço operacional. Sob a responsabilidade do Pelotão Ambiental ficou a apresentação de animais empalhados e exposição de equipamentos utilizados para contenção de animais.
Durante o encontro, a CPTran simulou testes com o bafômetro e despertou a curiosidade dos usuários. Os visitantes realizaram os testes após uso de enxaguante bucal com álcool e concentrado de própolis, e confirmaram que, feitos os testes após imediato o uso dos produtos, houve alteração no resultado do bafômetro. Passados cinco minutos, no entanto, todos refizeram os testes e obtiveram o resultado 0,00mg/l, desmistificando, desta forma, que o condutor de veículo que fizer o uso destes produtos pode ser prejudicado na realização do bafômetro, quando abordado numa blitz.
Outra bebida utilizada nas simulações foi a cerveja sem álcool. Na ocasião, todos os voluntários que fizeram uso da bebida e realizaram o teste obtiveram o resultado zero do bafômetro. Mais de 200 testes foram realizados e as pessoas que visitaram o estande da CPTran puderam tirar dúvidas sobre o Código de Trânsito e outras legislações vigentes.
Última atualização em 30 de maio de 2017 às 11h.