A Polícia Militar de Sergipe, por meio das suas diversas unidades, participou da abertura do evento alusivo à Semana Nacional do Trânsito, que aconteceu no estacionamento do Teatro Tobias Barreto, na manhã desta sexta-feira, 15, em Aracaju.
Na ocasião, houve a simulação de um acidente de trânsito que perscrutou forças militares, de trânsito e de pronto atendimento. O evento segue até o dia 29 deste mês com diversas atividades, entre elas: blitz educativa, entrevistas, palestras nas escolas, seminários, passeio ciclístico e carreata.
A finalidade é incutir nos cidadãos que a responsabilidade no trânsito é compartilhada, perpassando pelos motoristas, mas também pelos pedestres.
A Polícia Militar fez-se presente através da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTRan), do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) e do Regimento de Cavalaria Mecanizado de Motopatrulhamento (Getam), e contribuiu durante a simulação demonstrando, entre outras funções, a importância do Serviço de Atendimento à Acidente de Trânsito (SAAT).
O major Alysson Cruz, comandante da CPTran, externou a relevância da campanha, uma vez que ela é responsável por promover a reflexão e o convite para que todo o cidadão sergipano pense em mobilidade, engenharia de trânsito e sustentabilidade. Para ele, a CPTran, o BPRv, SMMT, PRF, SEST SENAT, Conselho Nacional de Trânsito estão mobilizados para gerenciar essa mudança de atitude.
O major ressaltou que os comportamentos no trânsito devem ser modificados a fim de uma redução nas estatísticas. Por isso, é importante massificar essa diretriz que leva condutores e pedestres a, no trânsito, escolherem a vida.
É importante que o jovem adulto, público que engrossa as estáticas de vítimas fatais, por fazerem a perigosa e criminosa combinação entre álcool e direção, mude sua conduta.
Além das orientações específicas, a Semana Nacional de trânsito contará com um diferencial que diz respeito à sustentabilidade. Em detrimento da carreata, foi feito um estudo pelo sargento Cristiano Cunha, que além de integrar o setor de projetos da PMSE, desenvolve ações sustentáveis na condição de pós-doutor em Engenharia Florestal, de compensação de CO² e sua emissão resultará no plantio de 420 mudas em áreas que necessitam de arborização na cidade.
Além da PM, participaram do evento de abertura o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Federal, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito.
A solenidade de encerramento será no pátio do DETRAN, no dia 27 e coroará essa grande mobilização que começa a ser construída no dia de hoje.
Última atualização em 15 de setembro de 2023 às 12h.