Em busca de fortalecer os laços com a sociedade, a Polícia Militar do Estado de Sergipe participou, na tarde desta terça-feira, 17, da solenidade de posse do novo Conselho de Segurança do Povoado Santa Cecília, em Nossa Senhora do Socorro.

O evento foi presidido pela Federação dos Conselhos de Segurança Pública de Sergipe (Feconseg) e contou com as participações do Comando do Policiamento Militar da Capital, da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, do Comando da Guarda Municipal de Socorro, dentre outras autoridades civis e militares.

Para o comandante do Policiamento Militar da Capital, coronel Neto, é importante perceber que a sociedade segue comprometida em contribuir com a PM, somando esforços para reduzir ainda mais os índices de criminalidade na capital e no interior. “O engajamento de mais um Conselho de Segurança fortalece essa corrente. Sem dúvidas, é extremamente importante esse contato aproximado com a população, pois conseguimos obter informações precisas sobreas as áreas que devemos agir em cada comunidade. Por meio de uma parceria forte, também podemos contribuir com informações importantes junto às prefeituras, buscando melhorias em infraestruturas e acessibilidade, que possibilitam um trabalho mais eficiente da PM na execução policiamento preventivo,” destacou.

De acordo com o coordenador estadual de Polícia Comunitária, tenente-coronel Hilário, a intensificação do trabalho integrado da PMSE com a comunidade tem resultados positivos. Um bom exemplo é a atuação do 1º Batalhão no Bairro Santa Maria, que completa hoje 91 dias sem homicídios, sendo que há pouco tempo era uma comunidade que registrava vários homicídios. “Graças a Deus reduzimos essa demanda, com o apoio do comandante-geral da PMSE, do comandante do CPMC e do comandante do CPMI, que prestam todo o suporte para que o 1º BPM e outras unidades da corporação alcancem ótimos índices”, enfatizou.

O presidente da Feconseg, Ailton Figueirôa, demonstrou entusiasmo em empossar mais um Conselho de Segurança na presença da Polícia Militar e da comunidade local. “É motivo de muita alegria ver a parceria da população do Santa Cecília com a PM, por meio do coronel Marcony Cabral, que tem nos dado toda atenção, assim como o coronel Neto, que participa de reuniões aqui na comunidade procurando ouvir a população para saber das dificuldades. É um trabalho amplo que vem sendo feito numa parceria constante, imediata, que vem trazendo para a população de Socorro mais segurança. Só temos a agradecer nesta posse, a presença do alto escalão da PM, demonstrando o compromisso do nosso comandante, coronel Marcony Cabral”.

Ailton Figueirôa ainda pontuou que o Conselho de Segurança é uma ferramenta dentro da comunidade usada para fazer prevenção à violência, cuidando melhor do Povoado Santa Cecília, de forma voluntária e comunitária.

O presidente do Conselho de Segurança do Santa Cecília, Júlio César Figueiredo, empossado nessa terça-feira, falou sobre a sua trajetória com a segurança comunitária. ”Nós passamos fases difíceis em nossa comunidade, desta forma, há dois anos tomei conhecimento da existência dos Conselhos de Segurança e resolvi entrar em contato com o presidente da federação, Ailton Figuerôa. Durante esse período fui aconselhado a fundar um conselho de segurança no loteamento, visando uma parceria com a PM em busca de soluções para alguns problemas da nossa comunidade. É dentro desse ambiente de integração entre sociedade e PM, que servimos de intermediador nas soluções de conflitos relacionados à segurança, bem como na facilitação do trabalho dos policiais junto à comunidade”.

O tenente R. Alves, comandante da 3ª Companhia do 5º Batalhão, unidade responsável pelo policiamento na localidade, discursou sobre a importância da parceria com a população. “Consideramos muito importante a parceria com os conselhos de segurança, as associações de moradores e toda comunidade local. Esse apoio, através de informações e propostas, tem sido fundamental para o funcionamento e o bom atendimento da polícia comunitária,” explicou.

A Guarda Municipal de Socorro também prestigiou o evento, e por meio do seu comandante, Evilásio Protásio, reafirmou a parceria com os demais órgãos de segurança pública. “Hoje é um dia muito importante para nós, pela integração com a Polícia Militar, especialmente com o 5º Batalhão. A segurança deve sempre estar fortalecida com a união entre a Guarda Municipal, PMSE, Conselho de Segurança e Polícia Civil,” destacou.

Última atualização em 18 de setembro de 2019 às 04:14:40.