PM prende homem por porte ilegal de arma de fogo e disparo em via pública em São Cristóvão
27 de maio de 2023PM prende suspeito de ameaçar o pai com uma faca no Bairro Soledade
27 de maio de 2023A Polícia Militar de Sergipe, por meio do Grupo de Gestão de Crises e Conflitos (GGCC), realizou, na tarde dessa sexta-feira (26), o Workshop de Mediação de Conflitos com os cadetes do segundo ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO).
O seminário, coordenado pela capitã Belisa, comandante do GGCC e instrutora da disciplina “Mediação de Conflitos”, aconteceu na Ocupação Resistência da Cabrita, no Povoado Cabrita, em São Cristóvão.
Na oportunidade, os futuros oficiais puderam concretizar os conhecimentos apresentados em sala de aula e estreitar os vínculos com comunidades que vivem em situação de vulnerabilidade social.
A atividade contou com a presença das famílias ocupantes, de lideranças do Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (Motu), do major Marcos Rocha, pesquisador de símbolos e rituais dos movimentos sociais e do advogado Robson Barros.
Os participantes também puderam relatar suas experiências com a atuação da Polícia Militar na gestão dos conflitos sociais.
“É preciso construir na PMSE a cultura da mediação como uma ferramenta que auxilia a gestão de conflitos sociais e que nos aproxima das populações mais vulneráveis. E nada melhor que construir essa mentalidade durante a formação”, ressalta a capitã Belisa.
Para Dalva Graça, coordenadora do Motu, esse é um momento histórico de diálogo entre a corporação e o movimento social.
“Nós entendemos que a polícia chega para cumprir a ordem judicial, mas quando os policiais chegam para conversar, explicar as coisas, negociar prazos, a gente se sente tratado com dignidade. É muito importante ver que o trabalho que o GGCC vem fazendo está sendo ensinado para os próximos oficiais”, pontuou a coordenadora do movimento social.