Ação conjunta prende investigado pelo homicídio do padrasto em Neópolis
3 de maio de 2023Polícia Militar prende suspeito de homicídio e apreende armas em Socorro
3 de maio de 2023Na manhã desta quarta-feira, 3, a Polícia Militar de Sergipe realizou, no Hotel da Costa, em Aracaju, o encerramento do Estágio de Aplicações Táticas (EAT), com o objetivo de qualificar militares que integram a Força Tática do 1º Batalhão, com sede no Bairro Aeroporto, Zona de Sul de Aracaju. O estágio teve a duração de onze dias e contou com diversas disciplinas teóricas e práticas ministradas nos três turnos.
As instruções foram mediadas por especialistas nas mais diversas áreas da atividade policial, e teve a colaboração de unidades da PMSE, como CFAP; DMM; PM-4; SAM, CTO, além de entidades parceiras, como a EGESP – Escola de Gestão Penitenciária e a Guarda Municipal de Aracaju. Dentre as disciplinas ofertadas no curso, estão: Técnicas de Abordagem, Patrulhamento Urbano, Tiro, Entrada em Ambiente Confinado, Primeiras Intervenções em Eventos Críticos, Noções Iniciais em Ocorrências com Artefatos Explosivos, Defesa Pessoal, entre outras.
Para o comandante do Batalhão, tenente-coronel Gladston, o Estágio foi muito importante para a unidade, que precisa estar sempre se qualificando para o enfrentamento de situações críticas, que são inerentes ao serviço ostensivo, principalmente quando diz respeito ao âmbito do 1º BPM. “Essa ação é muito importante, tendo em vista o atendimento qualificado que precisamos dar aos moradores dos bairros da nossa área de atuação. Precisamos investir em educação continuada, a fim de que tenhamos uma melhor resolução das ocorrências e um melhor trato com as pessoas”, destacou o oficial.
Na ocasião, o coronel George, comandante do Policiamento Militar da Capital, representando o comandante-geral, parabenizou o tenente-coronel Gladston pela iniciativa. “Um comandante da tropa, que sabe a importância do conhecimento e da instrução. Não se admite o policial estar nas ruas e não ter conhecimento de técnicas operacionais e não estar familiarizado com os instrumentos de trabalho. Nesse momento, os militares aprenderam a utilizar os equipamentos e entender o momento adequado que serão utilizados. A sociedade precisa do nosso trabalho”, reforçou o coronel.
Formaram-se no estágio, 23 militares da Corporação, que estão lotados no 1º Batalhão, em uma das suas quatro subunidades operacionais. O critério para a seleção foi a voluntariedade, além da disposição, da disciplina e do comprometimento com a oportunidade de adquirir um conhecimento tão relevante. É válido ressaltar a participação de um Policial Penal, que utilizará o conhecimento adquirido no EAT em sua nobre função perante à administração penitenciária.
Importante destacar que esse estágio segue o modelo que vem sendo empregado de maneira frequente nas unidades operacionais da Corporação, tanto na capital, como no interior, e mostra-se uma ferramenta eficaz de qualificação e atualização profissional continuada, essenciais ao bom andamento do serviço.
Durante a solenidade, o sargento Vitor Damasceno realizou um agradecimento em nome dos formandos, “agradeço aos instrutores por todo empenho, pois aproveitamos o máximo possível de todo conhecimento ofertado. Espero que cursos como esse sejam uma rotina na Corporação, para que possam atender o maior número possível de policiais, uma vez que estamos em constante aprendizado, e o nosso objetivo é atender a sociedade sempre com muito respeito e com muita técnica”, destacou o formando.
Por fim, o comandante do Batalhão agradeceu ao comandante-geral pelo apoio e parabenizou os formandos. “Agradeço ao coronel Alexsandro Ribeiro pelo apoio dado à nossa unidade durante o curso, e felicito cada concludente por finalizar o processo de forma excepcional.
Presenças
Estiveram presentes também no evento Radamés Soares, representando o Subinspetor Fernando Lucas Alves Mendonça – Diretor Geral da Guarda Municipal de Aracaju; Luciana Almeida de Lima, representando Fabiano Oliveira, Vereador de Aracaju; Cícero Dantas, Vereador de Aracaju; Digenaldo Rodrigues dos Santos, presidente do Conselho de Segurança do Bairro Santa Maria.