Na manhã desta quinta-feira, 30, a Polícia Militar do Estado de Sergipe, por meio do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), realizou a maior apreensão de aves do ano até agora, na cidade de Itabaiana, a pouco mais de 55 km da capital.

Por volta das 05h, a guarnição composta pelo cabo Barreto Junior, soldados Hugo, Fernandes e Sá, se dirigiram à cidade de Itabaiana, onde existe fiscalização regular por parte do PPAmb, por conta da grande quantidade de animais silvestres que são comercializados nas quartas e sábados, dias em que é realizada a feira livre do município.

Tendo conhecimento de que os infratores utilizam da estratégia de comercializar os animais nas primeiras horas da manhã, a guarnição chegou na cidade no início do dia e, somente no local anexo ao lado do Estádio Etelvino Mendonça, apreendeu 278 aves. Deste total, a guarnição conseguiu apreender 45 pássaros em poder de um homem, que antes de ser abordado, foi flagrado com essa quantidade de aves conduzindo para sua residência. O homem confessou a guarnição que tinha um criadouro de aves, sendo encontradas mais 22 aves em sua residência, inclusive muitos filhotes.

Ainda no momento das abordagens, a guarnição conseguiu identificar outro homem com mais 41 pássaros e outro com cinco, todas as aves acondicionadas em pequenas caixas de madeira com até, dez animais em cada.

Depois de interrogados, confessaram que adquiriam as aves em outros municípios, inclusive um dos infratores reside na cidade de Carira, a pouco mais de 56 km de Itabaiana, e confessou que tem essa prática como uma forma de ganhar seu sustento.

Diante dos flagrantes, os homens assinaram termos circunstanciados para não serem conduzidos à delegacia e vão responder por crime ambiental, previsto no artigo 29 da Lei 9.605/98. Todas as aves foram soltas em habitat natural, já que haviam sido capturadas recentemente e não apresentavam sinais de domesticação.

 

Última atualização em 30 de março de 2017 às 12:01:40.