A Polícia Militar de Sergipe, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), proporcionou uma manhã diferente para alunos do 5º ano da Escola Estadual Prof. Arthur Fortes, localizada no bairro Inácio Barbosa, em Aracaju. Nesta segunda-feira, 30, os estudantes estiveram na sede do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria Estadual de Segurança Pública para conhecer a atuação dos policiais e bombeiros militares ali lotados.

A visita foi coordenada pelo sargento Custódio, da Companhia de Polícia Fazendária (CPFaz), e pelo cabo Alex Farias, ambos instrutores do PROERD. Na ocasião, os alunos foram recebidos pelo tenente R. Silva, do Corpo de Bombeiros, que fez uma explanação acerca das peculiaridades, importância e finalidade do Grupamento Tático Aéreo para a sociedade sergipana.

Na sequência, os alunos conheceram os equipamentos utilizados pelo GTA, bem como adentraram o helicóptero usado nas missões do Grupamento. A aeronave costuma ser empregada em resgate e salvamento no mar, combate a incêndios florestais e urbanos, resgate e transporte aero médicos e apoio operacional ao policiamento ostensivo desenvolvido por terra.

Este, sem dúvida, foi o momento mais esperado pelos alunos, que puderam registrar, por meio de fotografias, o ápice da visita ao Grupamento. O encontro com os estudantes foi uma experiência positiva para o tenente BM R. Silva, que acolheu as crianças e lhes apresentou valores a importância dos estudos e da dedicação para o sucesso pessoal e profissional.

“Entendo que a oportunidade que os alunos estão tendo nessa ocasião pode ser até um fator decisivo para aquilo que eles pretendem ser futuramente. Às vezes uma foto, uma palavra, um vídeo, uma orientação presencial pode ser decisiva para que esses jovens entendam a necessidade de estudar, de se dedicar e de fazer bem feito, porque viram que no GTA, assim como em outras unidades policiais, trabalhamos querendo acertar ao máximo”, salientou o tenente R. Silva, entusiasmado em poder contribuir para a formação dos alunos PROERD.

Kalinde Santos, aluna do 5° ano A, ficou fascinada com a educação e presteza da equipe do GTA. “Foi a primeira vez que estive no GTA e gostei muito das explicações do comandante. Ele falou sobre os instrumentos de salvamento, a importância de se equipar bem para as missões e todos foram muito atenciosos conosco”, comentou a garota.

O aluno Miguel, do 5° ano B, também vai levar boas recordações da visita e um conhecimento a mais: “Aprendi que o GTA está pronto para ajudar os outros: salvar em caso de afogamento, de perigo no fogo, auxiliando a equipe de bombeiros, sempre do lado da sociedade”, concluiu.

Sobre o PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base um programa norte-americano que norteia suas atividades com um esforço cooperativo entre a Escola, Polícia e Família. O objetivo é promover o bem estar da sociedade por meio da redução do consumo de drogas e a diminuição dos danos causados pelos entorpecentes.

Implantado em Sergipe desde o ano de 2000, o Proerd consiste em atividade educacional preventiva e de valorização à vida, que busca contribuir para o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade mais saudável, feliz e, principalmente, mais segura. As lições são repassadas por um policial militar devidamente capacitado – chamado ‘Policial Proerd’ – com o apoio de professores, estudantes, pais e da comunidade em geral.

Última atualização em 30 de maio de 2016 às 06:52:53.