Com a retomada das atividades presenciais nas unidades de ensino do estado, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) acompanha as novas diretrizes estabelecidas pelos gestores da área e mantém o compromisso de levar para a sala de aula conhecimento sobre habilidades socioemocionais dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento da educação e da segurança nas comunidades escolares.

Em 2021 muitas das atividades do Programa Educacional estão sendo realizadas no modelo à distância, mas as atividades presenciais já estão sendo reestabelecidas com a adaptação que o momento exige. Nesse segundo semestre, as palestras com alunos do ensino médio foram retomadas, sendo o caso da Escola Professora Maria Fidélis, localizada no município de Maruim, e do Colégio Patrocínio de São José, em Aracaju, onde os jovens aprenderam sobre as “Habilidades Socioemocionais para Gestão das Emoções: responsabilidade, empatia, alteridade e comunicação”.

Com o principal Currículo do Proerd, o Caindo na Real para o 5° ano do Ensino Fundamental, a Polícia Militar formará ainda esse ano em torno de 1400 alunos, de 32 turmas das redes pública e particular de ensino, distribuídas na modalidade à distância e presencial. São escolas de 6 municípios sergipanos: Aracaju, Santo Amaro das Brotas, São Domingos, Itabi, Itabaianinha e Nossa Senhora do Socorro.

Para a coordenadora do Proerd em Sergipe, major Adriana Littig, os desafios impostos pela pandemia do novo Coronavirus tem sido superados diariamente com apoio da tropa ‘proerdiana’ e da comunidade escolar. “Apesar das dificuldades, em 2021 o Proerd em âmbito nacional desenvolveu o ´Conexão Proerd`, adaptação do currículo para as aulas híbridas e à distância, possibilitando a formação dos estudantes. Para 2022 temos melhores expectativas, com expansão das atividades presenciais nos mais diversos cantos do estado e consequentemente mais alunos preparados para fazer escolhas seguras e responsáveis”, enfatizou a oficial.

Em planejamento para o próximo ano letivo, a Coordenação Estadual tem estabelecido contato com gestores educacionais de outros municípios. É o caso de Maruim, no Leste do estado; Carira, no Semiárido sergipano; e Estância, no litoral sul, onde a Coordenação Estadual do Proerd se reuniu na última quinta-feira (04) com a equipe diretiva da Secretaria Municipal de Educação e membros do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD – Estância), além do Prefeito Gilson Andrade, para apresentar o programa e planejar as atividades do próximo ano no município.

Importante frisar que a retomada das atividades presenciais e híbridas do Proerd está alinhada com as Diretrizes para a Retomada das Atividades Presenciais nas Escolas da Rede Estadual de Sergipe, as quais são resultantes da construção dos diversos departamentos, núcleos, coordenações, assessorias e diretorias de educação da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), mantendo as medidas de biossegurança e vigilância.

Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é oriundo de um programa norte-americano criado em 1983, após muitas pesquisas envolvendo educadores, psicólogos, psiquiatras e policiais. Tem como metodologia a Teoria Socioemocional, que trabalha os sentimos e emoções dos alunos. Em 1992, foi implementado no Brasil, por meio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e atualmente é o programa de prevenção ao uso de drogas das polícias militares de todos os estados do Brasil. Em Sergipe, foi implantado no ano de 2001 e atualmente é coordenado pela major Adriana Littig, já tendo formado mais de 80 mil alunos ao longo desses 20 anos.

As escolas que desejarem receber o programa no próximo semestre devem enviar um ofício direcionado ao Comando-Geral da Polícia Militar de Sergipe, na pessoa do coronel Marcony Cabral, solicitando o serviço. O ofício deve ser protocolado no Quartel do Comando-Geral, localizado na Rua Itabaiana, 336, Centro; ou no endereço de e-mail: gab.cmt@pm.se.gov.br. Para mais informações, entrar em contato com o Núcleo Proerd: (79) 99191-4668.

Última atualização em 8 de novembro de 2021 às 04:54:47.