Iniciativa de transformação social mudou rotina do Bairro América, em Aracaju, e tem trazido novas oportunidades de vida para jovens da capital sergipana

Novos caminhos são traçados todos os dias com o Projeto Social de Judô da Polícia Militar de Sergipe. Dentre as diversas trajetórias de vida das crianças e adolescentes que já passaram pela iniciativa, uma ganhou destaque pela dedicação para alcançar um sonho, que foi alimentado dia a dia durante mais de 12 anos. E assim, com muito esforço e empenho, uma das jovens atendidas pelo projeto se tornou policial militar.

Essa jovem é a Suellen de Jesus, nova policial militar do Rio Grande do Norte. Ela contou que o interesse em se tornar servidora da segurança pública veio de muito nova. “Quando eu tinha 12 anos, ao entrar no projeto, eu perguntei ao instrutor como eu poderia entrar na polícia. Ele disse que eu era muito nova e que eu voltasse a perguntar quando estivesse no 2º ano do Ensino Médio. E eu comecei a estudar, rememorou.

E foi com dedicação ao esporte e o apreço pelo trabalho desenvolvido pelos servidores da Polícia Militar no esporte que ela confirmou seu sonho. “Se ele [o instrutor] não mostrasse o caminho, talvez eu não teria ido pelo caminho da disciplina, da ajuda, amizade, do companheirismo. É retribuir a bondade ao mundo, eu fui norteada por isso. E talvez por isso eu consegui essas conquistas”, contou Suellen de Jesus.

Mesmo diante das adversidades na busca pelo sonho, ela nunca desistiu do que mais desejava e se tornou policial militar. “Demorou a cair a ficha porque, como eu já tinha reprovado em 11 concursos, a sensação era de que eu iria reprovar em mais um. Então deu certo. Passei, passei no TAF e em todas as etapas e agora vou começar o curso de formação”, comentou demonstrando a felicidade em realizar um sonho.

Essa trajetória que contempla dedicação, afinco e determinação de Suellen de Jesus, que teve aulas no Projeto Social de Judô da Polícia Militar de Sergipe, é reconhecida pelo coordenador do projeto, sargento Élvio Marcelo. “O sentimento, quando a gente vê jovens como Suellen trilhar um caminho como esse na vida, é de missão cumprida, de que a gente está na terra desenvolvendo o nosso papel de ser humano, de cristão”, descreveu.

Projeto Social de Judô da PMSE

O Projeto Social de Judô é uma parceria entre a SSP, a Polícia Militar e o Sesi, conforme explicou o sargento Élvio Marcelo, coordenador do projeto. “Todos esses parceiros somam forças para atendermos a 180 famílias, que têm aulas de judô, luta olímpica, além de cursos e outras atividades. E são diversas medalhas a nível de Sergipe, a nível de Brasil, a nível continental”, detalhou.

A iniciativa também é fruto da dedicação e do interesse de transformação social para o bairro América, na Zona Oeste de Aracaju. “Era um bairro conhecido pelo alto índice de violência e de criminalidade e o projeto contribuiu para essa mudança. Hoje, temos alunos de vários bairros, e quando a gente vê um jovem bem encaminhado, nós ficamos muito felizes pois foi dada uma chance aos jovens”, enfatizou.

Em breve, a iniciativa ganhará uma nova estrutura que irá incrementar as atividades desenvolvidas pelo Projeto Social de Judô da Polícia Militar de Sergipe. “Em 2024 teremos nossa sede própria, que será um prédio moderno. Será um dos centros mais modernos do Brasil, e não será só o judô, pois haverá sala de aula para educação e reforço escolar”, concluiu o sargento Élvio Marcelo.

Fonte: Ascom/SSP

Última atualização em 13 de novembro de 2023 às 7h.