Representantes da Polícia Militar do Estado de Sergipe (PMSE) e do Ministério Público de Sergipe (MPSE) se reuniram na manhã dessa quarta-feira (20), no Quartel do Comando Geral (QCG), com o objetivo de definir o planejamento da segurança das Eleições do Conselho Tutelar 2023.

O subcomandante do Comando de Policiamento Militar da Capital (CPMC), tenente-coronel Gilberto Melo, responsável pelo planejamento da segurança da eleição para o Conselho Tutelar 2023, relatou que o planejamento foi apresentado ao Ministério Público e que a PMSE utilizará todo o aparato para garantir a segurança no processo eleitoral. “Atuaremos com base em outros grandes eventos, como Enem e demais pleitos”, disse.

“O esquema de segurança será conforme outros grandes eventos, como Enem e as Eleições. Todo o aparato da PMSE será mobilizado para garantir a tranquilidade e a ordem pública durante o ato democrático de grande responsabilidade, que é a escolha dos Conselheiros Tutelares. A Corporação vai empregar mais de 600 policiais militares em 247 viaturas, com o investimento do Governo do Estado no pagamento de Indenização por Flexibilização Voluntária (IFV) aos policiais de folga”, completou tenente-coronel Melo.

Para a promotora de justiça e diretora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Adolescência do Ministério Público (CAOpIA), Talita Cunegundes, o apoio da Polícia Militar traz tranquilidade para os envolvidos e nenhum tipo de ingerência política será tolerado.

“Com o apoio da Polícia Militar, da sensibilização do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania, sem dúvidas, isso fará com que todos os envolvidos no processo eleitoral tenham a tranquilidade necessária. Sendo assim, a população poderá exercer o seu direito de voto da forma mais livre possível. Não será tolerado nenhum tipo de ingerência política, inclusive essa é uma prática vedada que pode implicar em abuso de poder político”, destacou a Talita Cunegundes.

Sobre as Eleições

O processo de escolha dos membros dos Conselhos Tutelares ocorre em data unificada em todo território nacional a cada 04 anos, no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial. Desse modo, a Eleição Unificada será realizada em 01 de outubro de 2023.

 

Última atualização em 21 de setembro de 2023 às 11h.