A Semana Nacional de Trânsito (SNT) 2021 foi aberta oficialmente em Sergipe na manhã dessa segunda-feira, 20, na sede do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE), em Aracaju.   A solenidade foi marcada por honras militares e reuniu autoridades, servidores, representantes de órgãos parceiros e militares. A Semana de Trânsito, conforme o artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro acontece de 18 a 25 de setembro e este ano traz o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

A cerimônia foi iniciada com a execução do Hino Nacional pelo Corpo Musical da Polícia Militar de Sergipe e discurso do capitão Oliveira, subcomandante da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), que destacou a importância da conscientização para todos os que compõem o trânsito.

“A luta é por uma única causa: preservação de vidas. Hoje estamos presentes aqui para demonstrar a importância que damos a causa do trânsito. A luta é diária, em qualquer lugar do Brasil temos acidentes de trânsito gerados por imprudências ocasionadas pelos condutores. Quantos acidentes poderiam ter sido evitados por uma simples conduta prudente do condutor? Quantas vidas seriam salvas se a educação para o trânsito fosse levada mais a sério pelo cidadão? Por isso a missão é educação no trânsito”, afirmou o capitão.

O coronel Hilário, comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, na ocasião representando o comandante-geral, falou sobre a importância dos trabalhos realizados pela polícia de trânsito. “O trabalho no trânsito é uma atividade constante. É preciso cuidar, promover ações educativas para que cada vez mais vidas sejam salvas”, enfatizou o coronel da PM/SE.

O evento contou ainda com a entrega de 23 medalhas de Mérito de Trânsito, sendo cinco outorgadas para civis e 18 para militares em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao trânsito mais seguro e cidadão em Sergipe. Entre os civis, foram homenageados Alessandro Queiroz de Souza, PRF; Aracelly Matos Santos, Guarda Municipal de Aracaju; Aristides Gomes de Andrade Filho, Ex diretor de Operações do Detran; Heloísa de Rezende Alves, Coordenadora de Educação para o Trânsito – SMTT (Aracaju); Manoel Lacerda Santos Junior, Coordenador de Educação para o Trânsito – Detran/SE.

Abordando o tema da SNT 2021, “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, a diretora-presidente, Naleide Andrade, destacou a importância de cada pessoa refletir sobre as suas atitudes para tornar o trânsito melhor para todos. “Percebemos que a epidemia de mortes no trânsito não acaba. Em Sergipe, somente até agosto deste ano, segundo o Instituto Médico Legal, 246 pessoas morreram nas vias de Sergipe por sinistros. Foram pelo menos 246 famílias impactadas pela falta de responsabilidade de alguém no trânsito. Por essa razão, cada pessoa que integra o trânsito deve ter consciência de sua responsabilidade, obedecendo a legislação e respeitando o próximo”, destacou.

Dentro da programação do Evento, o Detran/SE homenageou com o Troféu Amigo do Trânsito 2021 a coordenadora do Programa Vidas no Trânsito Estadual, Carla Anacleto; a coordenadora do Programa Vidas no Trânsito Municipal, Lidiane Gonçalves; o coordenador de Educação para o Trânsito da CPTran, Tiago Damasceno; o diretor do Instituto Médico Legal, Victor Barros, e a coordenadora de Educação para o Trânsito do BPRv, Bárbara Olim, representada na oportunidade pela comandante do batalhão, tenente-coronel Denny Ricardo.

Presenças

A cerimônia contou ainda com as presenças do comandante da 6ª CIPM, o tenente-coronel Gladston; comandante do 8º Batalhão, tenente-coronel Geovânio; chefe da 5ª Seção, tenente-coronel Fábio Machado, além de autoridades civis e familiares dos funcionários da autarquia e dos homenageados.

Com informações do Detran/SE

Última atualização em 21 de setembro de 2021 às 12:18:35.