Tradicional festa pré-carnavalesca acontece entre os dias 3 e 5 de novembro na Orla de Atalaia

Em reunião realizada nesta terça-feira, 12, a SSP e os organizadores do Pré-Caju definiram o planejamento de atuação da segurança pública na tradicional festa pré-carnavalesca de Sergipe. As equipes do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Militar estarão atuando durante os três dias de evento na Orla de Atalaia. O Pré-Caju acontece entre os dias 3 e 5 de novembro.

Dos organizadores do evento, participaram Fabiano Oliveira e Yuri Rocha. O organizador da festa Fabiano Oliveira destacou que a reunião demonstra a preocupação da segurança pública com sergipanos e turistas no Pré-Caju. “É planejamento, organização. No ano passado, tivemos 17 ocorrências, sem nenhuma fatalidade. Os próprios foliões já entendem que temos que levar alegria e tranquilidade para a avenida”, iniciou.

“Os foliões podem ir seguros. Teremos câmeras com reconhecimento fácil e toda revista será feita como na edição passada. Todo esse planejamento e essa experiência é exemplo para todo o Brasil. É um grande trabalho realizado pela Secretaria da Segurança Pública. E nós temos que ir brincar e se divertir”, acrescentou o organizador do evento Fabiano Oliveira.

O tenente-coronel Gilberto Melo explicou que será empregado um efetivo de mil policiais durante os três dias de evento. “É a segunda maior operação da Polícia Militar, perdendo apenas para o dia da eleição. Iremos avaliar o terreno e pretendemos aumentar o uso de drones e de reconhecimento facial. Mapeamos todos os setores para melhor empregar esse policiamento”, enfatizou.

“A Polícia Militar, junto com a Polícia Civil, vai atuar com equipes para identificar grupos que vão ao evento para furtar equipamentos como celulares. Pretendemos preventivamente e repressivamente atuar contra esses grupos. A organização do evento terá reunião com a prefeitura e iremos nos reunir para discutirmos melhorias para o evento”, revelou o tenente-coronel.

A coordenadora operacional das delegacias da capital, Nalile Castro, destacou que a Delegacia de Turismo (Detur) funcionará como plantonista. “A Detur funcionará durante todo o fim de semana de Pré- Caju, já iniciando na sexta-feira à noite para fazer cobertura até a segunda-feira pela manhã. Teremos equipes completas com delegados, agentes e escrivães”, detalhou.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Cardoso, concluiu informando que a corporação tem a atuação voltada às medidas de segurança contra incêndio e pânico em todo o circuito. “Estando em conformidade, o Corpo de Bombeiros vai estar presente com a prevenção operacional com equipes salva-vidas e de atendimento pré-hospitalar com militares e viaturas”, destacou.

O secretário João Eloy determinou às instituições que mantenham o empenho histórico para a segurança e tranquilidade do Pré-Caju. “É uma festa que atrai muitos recursos para o estado, impulsionando empreendedorismo e turismo. A Segurança Pública dará todo o suporte necessário para que a festa ocorra da melhor forma possível”, finalizou.

Última atualização em 12 de setembro de 2023 às 4h.