O Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG) de Policiais Militares e Bombeiros realizou, entre os dias 29 e 30 deste mês, em Brasília, a primeira reunião de 2022. As atividades contaram com a presença do subcomandante da Polícia Militar de Sergipe, coronel Eliziel Rodrigues, representante do comandante-geral, coronel Marcony Cabral.

Além de aproximar os comandantes-gerais das Policias Militares e Corpo de Bombeiros do Brasil, a reunião tem a finalidade de deliberar sobre temas de interesse das corporações. A programação do evento conta com palestras, homenagens e discussões de projetos.

De acordo com o coronel Eliziel, a 1ª reunião do CNCG/2022 foi de suma importância pois redefiniu a estrutura do Conselho e instituiu a CONACOM – Confederação Nacional de Comandantes das Forças Militares Estaduais. Os trabalhos foram inaugurados com a presença do presidente da FENEME- Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais, coronel PMSC RR Marlon Jorge Teza, que na oportunidade presenteou todos os comandantes com um exemplar do livro que celebra os 15 anos de história da entidade representativa dos oficiais militares do Brasil. Na sequência, houve debate e aprovação do novo estatuto do CNCG, bem como, eleição do novo Conselho deliberativo.

“A reunião é uma ocasião ímpar por permitir a interação aproximada dos comandantes das corporações militares de segurança pública, franqueando a permuta de boas práticas e análise de desafios comuns. As palestras com representantes da SEOPI/Senasp – Secretaria de Operações Integradas, sobre os resultados da Operação Parador 27, do representante da PRF que trouxe dados da operação de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, e por derradeiro da palestra sobre o “Pacto Pela Vida”, foram elucidativas ratificando o quão importante são as políticas públicas para a salvaguarda dos grupos vulneráveis.” Destacou o subcomandante da Polícia Militar de Sergipe.

“Vale destacar a reunião realizada com secretário nacional de segurança pública, Renato Paim, que foi bastante oportuna por proporcionar aos comandantes a possibilidade de colocar os pleitos de investimentos para otimizar a captação de recursos e ampliar a oferta segurança pública ao cidadão. Nesta ocasião houve um debate bastante proveitoso entre as diversas autoridades presentes no evento, apresentando ao secretário as demandas locais, possíveis soluções, ressaltando a relevante parceria da SENASP.” Concluiu o coronel Eliziel.

Na ocasião, o coronel Marcony Cabral foi condecorado com a Medalha Mérito CNCG, pelos relevantes serviços prestados ao Conselho e à Segurança Pública do Brasil.

Além do subcomandante, esteve representando a Polícia Militar de Sergipe, o chefe do Setor de Projetos e Captação de Recursos, major Alysson Cruz.

Sobre o CNCG

O CNCG é um colegiado composto por todos os Comandantes-Gerais de Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares dos Estados e do Distrito Federal, instituído em 12 de fevereiro de 1993. O atual presidente do conselho é o coronel PM Paulo Coutinho, comandante-geral da Polícia Militar da Bahia.

O colegiado tem por missão o fortalecimento e articulação dos sistemas de Segurança Pública, Defesa Social e Defesa Civil, atuando em rede de cooperação com as instituições militares estaduais do Brasil, consolidando a eficiência dos serviços e a promoção da cidadania.

Última atualização em 31 de março de 2022 às 03:32:40.