Histórico
A unidade foi criada, de acordo com o Decreto 22381 de 20 de outubro de 2003, convocando policiais militares da reserva remunerada da Polícia Militar para o serviço ativo, de acordo com o artigo 6º da Lei estadual 2066, de 23 de dezembro de 1976. A referida convocação foi publicada no Boletim Geral Ostensivo nº 95, de 2 de junho de 2004.
O projeto já existe com bastante sucesso em outros Estados do Brasil. O objetivo inicial da criação do BESP foi ocupar com os policiais militares aposentados o serviço administrativo e de guarda dos quartéis, além de prédios do patrimônio público e da administração estadual, liberando assim policiais mais jovens para o policiamento ostensivo nas ruas do Estado. A idéia nasceu da Associação dos Militares da Reserva da Polícia Militar (Amires), que serviu de núcleo para a ativação do Batalhão.
Missão
Realizar o policiamento de guarda e o serviço administrativo da Polícia Militar de Sergipe, substituindo e liberando policiais mais jovens para o policiamento ostensivo nas ruas.
Área de atuação
Em 2004, com a ampliação do efetivo, os policiais militares do BESP passaram a ser empregados também no serviço de guarda de unidades prisionais e prédios públicos do Estado, como repartições públicas e autarquias, entre outros.
A experiência destes policiais, que serviram em média durante trinta anos à população, foi decisiva para a aprovação do projeto.
Contato
Endereço: Rua Laranjeiras, 1837, anexo a Fundação Aperipê, Bairro Getúlio Vargas, Aracaju/SE
Tel: (79) 99191-4640 (Guarda) / 99191-5499 (Comando)
Email: besp@pm.se.gov.br
Horário de Funcionamento: 07h00 às 13h00