Histórico
O Batalhão de Polícia de Caatinga (BPCAATINGA), Unidade Especializada da PMSE, foi criada através da Portaria nº 231/2008-GCG em 16 de maio de 2008, sofrendo mudança em sua nomenclatura, por meio da Portaria Administrativa nº 007/2017-GCG em 28 de fevereiro de 2017, considerando as especificidades e peculiaridades desenvolvidas pela Companhia de Operações Policiais em Área de Caatinga da Polícia Militar do Estado de Sergipe (COPAC), objetivando atender aos reclamos da população sertaneja, que necessita de atendimento eficiente e eficaz por parte dos organismos da segurança pública. Devido a área de atuação dessa Subunidade, que compreende todo o território do Estado de Sergipe, a anterior nomenclatura Companhia Especializada em Operações Policiais em Área de Caatinga (CEOPAC) da PMSE, torna-se Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (CIOPAC). Em janeiro de 2023 o CIOPAC foi elevado a Batalhão por meio da portaria nº007/2023, adotando a nomeclatura de Batalhão de Polícia de Caatinga (BPCAATINGA).
Com o objetivo de combater os ilícitos penais que assolavam a população residente no sertão sergipano, a CIOPAC está subordinada diretamente ao Comando de Policiamento Militar do Interior (CPMI). A função de Comandante do Batalhão de Polícia de Caatinga (BPCAATINGA), é privativa de Oficial pertencente aos quadros da Polícia Militar do Estado de Sergipe.
Inicialmente a companhia fora criada com um efetivo policial composto por 20 policiais militares, após os mesmos terem concluído o Curso de Operações Policiais em Área de Caatinga (COPAC). Na ocasião, contava com três viaturas tipo caminhonete, a fim de cumprir sua missão constitucional.
Ao longo dos anos, outros cursos foram realizados e o efetivo foi crescendo, pois a demanda territorial é grande e necessitava de ações mais eficazes no combate ao crime.
Para integrar o Batalhão de Polícia de Caatinga, o policial deve possuir o Curso de Operações Policiais em Área de Caatinga (COPAC), curso este realizado em um período de 10 dias, onde o policial concludente é julgado apto a atuar em ocorrências de alta complexidade numa das áreas mais inóspitas do mundo, que é o semiárido nordestino. Além disso, o candidato a integrar nessa unidade policial deve ter o perfil de um verdadeiro “guerreiro de caatinga”, fato que deve ser demonstrado e observado ao longo do referido curso.
Essa tropa especializada é referência na aplicabilidade do policiamento no sertão sergipano, tanto pela seriedade quanto pelo seu compromisso daqueles que ostentam o Uniforme Camuflado Desert Storm, pois seus integrantes têm como virtudes: “a honra, a lealdade, a disciplina e o respeito”.
Missão
Atuar de forma preventiva (nos grandes eventos públicos) e de forma repressiva (nos crimes mais complexos que causa clamor social), bem como desenvolver atividades de inteligência policial, com o objetivo de combater os delitos considerados “ocorrências de alta complexidade em áreas rurais” (roubos de gado, tráfico de entorpecentes, assaltos a bancos) e demais ilícitos penais que assolavam a população residente no alto e médio sertão sergipano.
Área de atuação
O Batalhão de Polícia de Caatinga (BPCAATINGA), atua diuturnamente nas áreas rurais e urbanas que compreendem o Alto e Médio Sertão sergipano, abrangendo 14 (quatorze) municípios, sendo eles: Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Monte Alegre, Porto da Folha, Nossa Senhora da Glória, Feira Nova, Carira, Gararu, Nossa Senhora de Lourdes, Itabi, Graccho Cardoso, Cumbe, Nossa Senhora das Dores e Aquidabã.
Comandante
Major QOPM Fabricio Almeida Santos
Contatos
Endereço: Rua Manoel Bezerra Lemos, s/nº, Bairro Divinéia, Nossa Senhora da Glória/SE.
Telefones: (79) 99191-3948 (Guarda)
E-mail: ciopac@pm.se.gov.br
Horário de Funcionamento
Expediente Administrativo: 07h00 às 13h00
Expediente Operacional: 24 horas