Histórico
Criado no BGO nº 045, de 12 de março de 1996, assinado pelo então comandante geral da PMSE, coronel Pedro Paulo da Silva, e tendo como seu 1º comandante o capitão PM Mauricio da Cunha Iunes,o Comando de Operações Especiais (COE) é uma subunidade da Polícia Militar, subordinada ao Comandante Geral.
Missão principal
O Comando de Operações Especiais tem como missão principal a exclusividade no atendimento de ocorrências de alta complexidade, com ou sem reféns, em todo o território sergipano.
Missão
Nossa visão: ser um referencial de excelência em intervenções policiais especializadas e orgulho da sociedade sergipana.
Nossa missão: realizar a gestão integrada de eventos de defesa social de alto risco e atuar na repressão qualificada da criminalidade organizada, proporcionando um ambiente seguro em Sergipe.
Nosso negócio: promover e preservar a paz social por intermédio de ações táticas especiais.
Nossos valores: credibilidade, humanização, crescimento, participação e respeito.
Qualificação técnica dos talentos humanos do COE
Os homens do Comando de Operações Especiais são especialistas em: tiro de precisão, ocorrências com artefatos explosivos, agentes químicos, operações e resgate em altura, operações aquáticas, segurança de autoridades, operações em estabelecimento prisional com ou sem reféns, invasões táticas, contra guerrilha urbana e rural, controle de distúrbios civis, operações em ambiente de caatinga, ações anti-seqüestro, gerenciamento de crises e negociação de reféns, retomada de pontos sensíveis, operações de bloqueio e interceptação de marginais de alta periculosidade, patrulhamento de alto risco, dentre outras.
Além destas atividades o Comando de Operações Especiais é referencial no Estado de Sergipe, contribuindo na formação e treinamento de integrantes de diversas instituições ligadas à segurança pública, tais como: Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Agentes Prisionais e Guarda Municipal.
Estrutura organizacional
O Comando de Operações Especiais conta com um efetivo dividido em quatro times, são eles: time de sniper; esquadrão antibombas; time de invasões táticas e time de gerenciamento de crises e negociação de reféns.
Comandante
Major QOPM Carlos Augusto Costa de Souza
Funcional do Comandante: (79) 99191-4461
Contato
Endereço: Rodovia dos Náufragos, s/nº, Bairro Atalaia, Aracaju/SE.
Telefone: (79) 99191-4425 (Sargenteação) / 99191-4051 (Subcomandante) / 99191-2781 (Supervisor)
E-mail: coe@pm.se.gov.br
Horário de Funcionamento
Expediente Administrativo: 07h00 às 13h00
Expediente Operacional: 24 horas