PM inicia ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência em Itaporanga

A Polícia Militar de Sergipe, através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), iniciou as atividades referentes ao segundo semestre do ano letivo, na última terça-feira, 12, estreando sua primeira turma no município de Itaporanga D’Ajuda, a 29 quilômetros de Aracaju. As instruções são ministradas uma vez por semana, em dois turnos, para alunos do 5º ano de sete escolas públicas de ensino fundamental de Itaporanga, sendo três situadas na sede do município e quatro em povoados.

O cronograma das aulas, que estava previsto para começar no mês de setembro, foi antecipado com o objetivo de evitar que paralisações nas atividades escolares pudessem comprometer o repasse do conteúdo do Proerd. O currículo do Programa aborda, de forma lúdica, os cuidados que os jovens devem tomar para manter-se longe das drogas e da violência. As instruções, de cunho preventivo, serão ministradas para cerca de 400 alunos das sete instituições de ensino atendidas em Itaporanga, com término previsto para o mês de outubro.

Para o sargento Leosvaldo, instrutor voluntário do Proerd, as ações preventivas de cunho educativo são a base para o diálogo entre os jovens visando à construção de uma cultura de paz. “O repasse do currículo do Proerd é a estratégia mais eficiente que a estrutura da Segurança Pública dispõe hoje como meio de prevenção às drogas e à violência. É uma opção que requer baixos custos e que reforça a prática da filosofia de polícia de proximidade, que é o trabalho conjunto entre a família, a escola, a comunidade em geral e a polícia, a fim de identificar e sanar os problemas de segurança de cada localidade”, opina o sargento.

Escolas atendidas – As instruções serão ministradas pelo sargento Leosvaldo nas escolas municipais de ensino fundamental Aurélio Rezende (povoado Chan), Prof. Nilson Barreto Socorro (povoado Sapé), Nicola Mandarino (povoado Nova Descoberta I), Vereador Genésio Santana (povoado Nova Descoberta II); Profª Antonieta Gambardela, Antônio José dos Santos e Padre Everaldo Lima (sede do município de Itaporanga D’Ajuda).

Novas turmas – Em 19 de agosto, o Proerd inicia novas turmas em Itaporanga, com currículo voltado para 200 alunos do 7º ano do Colégio Maria das Graças Garcez. As instruções terão como facilitador o soldado T. Santos, membro da Coordenação Estadual do Proerd em Sergipe.

14 de agosto de 2014|Notícias|