OUVIDORIA

Criada com o objetivo de facilitar o acesso dos cidadãos à Corporação, visando registrar suas reclamações e insatisfações, com relação às ações praticadas por policiais militares em atos de serviço, a Ouvidoria da Polícia Militar foi formalizada através de Portaria nº 003-CG/04, como estratégia de redução e controle da violência policial. Sua publicação constou no Boletim Geral Ostensivo  nº056, de 04 de abril de 2002.

 

A Ouvidoria geral da Polícia Militar é um órgão de direção geral, subordinado diretamente ao Subcomandante da Corporação, com atuação no Estado, cuja finalidade é receber as reclamações do público geral, relacionadas às ações cometidas por policiais militares em ato de serviço, orientando solicitantes sobre a forma correta de solucionar os problemas. O referido órgão é responsável em coletar as denúncias, críticas, sugestões e elogios ligados ao trabalho desempenhado por oficiais e praças que compõem a Polícia Militar de Sergipe.

Para formalizar uma denúncia, é preciso que o denunciante esteja munido de documento original com foto e que tenha informações precisas sobre o fato, como nomes dos policiais envolvidos na ocorrência, número da viatura, para evitar o arquivamento de processos por impossibilidade de identificação dos agentes envolvidos em determinada ação.

Outro fato importante no momento de buscar a Ouvidoria da PM é compreender se a “ação abusiva” cometida por determinado policial militar pode ser caracterizado como crime de natureza militar ou comum. A maior parte dos crimes envolvendo membros da corporação acontece em horário de folga. Se for caracterizado como crime militar, a Ouvidoria irá colher os dados e repassar as informações para a Corregedoria da PM. Neste caso, caberá a este outro órgão definir se o processo pode resultar em Procedimento Administrativo de Apuração Disciplinar (PAAD), Sindicância, Inquérito Policial Militar etc. Caso se trate de crime de natureza comum (onde o militar responderia como civil), os denunciantes são encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil.

À Ouvidoria Geral compete:

  1. Receber e encaminhar solicitações referente ao acesso à informação.
  2. Receber e encaminhar denúncias relativas às atividades internas e externas da Polícia Militar e seus integrantes;
  3. Encaminhar à Corregedoria os casos em que haja necessidade de instauração de procedimentos investigatórios para apuração de atos cometidos por policiais militares;
  4. Ouvir as queixas dos possíveis abusos cometidos por superiores hierárquicos contra seus subordinados.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Ha também o serviço virtual da ouvidoria chamado SE-Ouv

O SE-Ouv (Sistema de Ouvidorias do Estado de Sergipe) permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe manifestações para os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.

Caso prefira ir presencialmente abaixo está o endereço e o modelo de formulário a ser preenchido a fim de solicitar alguma informação referente a Lei de Acesso a Informação.

 

Chefe da Ouvidoria

Chefe: Coronel QOPM Eduardo Santos Brandão Filho

Funcional do Chefe: (79) 99191-3267

Local: Anexo do Quartel do Comando-geral (QCG).

End: Av. Serafim Bonfim, s/n, bairro Santos Dumont, Aracaju/SE.

CEP: 49.010-170

Tel: (79) 99191-4873

E mail: ouvidoria.pmse@pm.se.gov.br

Expediente Administrativo: 07h às 13h, seg à sex