PM recebe visita técnica de soldados em formação da Polícia Militar da Bahia

A Polícia Militar de Sergipe, através do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), recebeu, no final da manhã desta quinta-feira, 18, a visita técnica de policiais militares do Estado da Bahia, composta por 7 oficiais e 30 soldados em formação, todos pertencentes ao 7º Batalhão de Polícia Militar, que fica situado no município baiano de Irecê. A iniciativa teve como objetivo realizar o intercâmbio de conhecimentos, fortalecendo os laços de integração entre as duas instituições, em prol da segurança pública da sociedade.

A visita ocorreu nas instalações do Batalhão de Choque, momento em que os militares da Bahia foram recepcionados pelo comandante da unidade, tenente-coronel Aragão, o qual deu as boas vindas à comitiva. Em seguida, o subcomandante da especializada, major Gilmar, proferiu uma palestra, primeiramente sobre a divisão, distribuição e de como funciona o trabalho do Batalhão através da 1ª Companhia de Choque, responsável pelas ações de Controle de Distúrbios Civis (CDC); da 2ª Companhia de Choque, responsável pela Força Tática; e da 3ª Companhia de Choque, responsável pela atuação do Canil.

Por conseguinte, o subcomandante relatou a respeito da atuação da unidade especializada em todo o Estado de Sergipe, bem como explicou detalhes sobre o treinamento da tropa e aspectos operacionais aplicados em missões.

Dando sequência às atividades, foi a vez do comandante da 1ªCia/BPChq, capitão J. Nascimento, expor à comitiva da Bahia os equipamentos de uso individual e coletivo, bem como o armamento e munições utilizados pelo efetivo do BPChq/SE. Por fim, a tropa assistiu à apresentação do comandante da 3ªCia/BPChq, capitão Moraes, que demonstrou na prática a ação dos cães nas modalidades de faro (detecção de drogas) e de defesa do policial militar, instrução reforçada pelo cabo Élvio.

De acordo com o tenente-coronel Joseilton Martins dos Santos, comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Bahia, “a visita técnica foi de suma importância, visto que foi um complemento na formação desses 30 novos militares, para que eles tenham ideia de como é efetuado o serviço policial militar não apenas na Bahia, como também em Sergipe e em todo Brasil”.  E continua: “ontem visitamos o BPChq da nossa corporação, hoje estamos visitando a nossa co-irmã, a PMSE, e pretendemos ainda visitar o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, visando esse intercâmbio de conhecimentos”.

Aluno do núcleo de Formação de Soldados da PMBA, o soldado Carlos Rocha relata que a experiência em Sergipe foi bastante gratificante. “A oportunidade de agregar o ensino passado na academia da PMBA com as técnicas repassadas pelos colegas do BPChq/SE é única. Estamos aproveitando bastante todo o conteúdo ministrado, pois o acúmulo e socialização do conhecimento nunca é demais”, enfatizou.

Por fim, o major Gilmar destacou que a visita técnica resultou em um saldo bem positivo para ambas as Corporações. “Essa troca de conhecimento entre as duas instituições é bastante positiva, pois dá a oportunidade de conhecer a realidade de cada Estado e de como a atuação da polícia é realizada, visando, cada vez mais, aprimorar técnicas e aperfeiçoar o atendimento ao cidadão”, concluiu.

Como forma de agradecimento ao acolhimento e instruções repassadas durante toda a manhã, os policiais militares da Bahia homenagearam o comandante-geral da Polícia Militar de Sergipe, coronel Maurício Iunes, e o comandante do Batalhão de Choque da PMSE, tenente-coronel Aragão, com a entrega de placas, estreitando, ainda mais, os laços de amizade e cordialidade entre as polícias militares de Sergipe e Bahia.

18 de setembro de 2014|Notícias|