GTA participa de comando educativo contra acidentes de trânsito
22 de fevereiro de 2017PM prende três pessoas por tráfico de drogas e posse de armas em Tobias Barreto
22 de fevereiro de 2017O general do Exército José Elito Siqueira, ex-ministro de Estado, Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, ministrará palestra na Universidade Tiradentes (Unit) com o tema “Segurança Nacional: dever de todos”. Voltada principalmente para alunos e professores de Direito, a palestra acontecerá nesta quarta-feira, 22, a partir das 19 horas, no Auditório Padre Arnóbio, no campus Aracaju – Farolândia.
José Elito possui diversos cursos militares realizados no Brasil e no exterior, em países como Inglaterra e Suécia. Exerceu cargos e funções como de instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, adido Militar do Exército e da Aeronáutica na África do Sul, e Oficial de Gabinete do Ministério do Exército e da Casa Militar da Presidência da República, em Brasília. Como oficial-general, comandou tropas no Amazonas; São Paulo; Distrito Federal; Bahia; e a Força de Paz no Haiti, em 2006.
Sobre a palestra, afirma o general, “preferi abordar um tema que interessasse a qualquer carreira ou qualquer cidadão. Farei uma análise do cenário internacional, sul-americano e brasileiro, discutindo como esse gigante que é o Brasil está preparado e planejado para se defender interna e externamente. Da mesma forma, mostrarei como os cidadãos devem estar preparados para defender sua família, sua área, sua pátria, como podem cooperar com a segurança nacional”.
“Ao praticar bons valores, o cidadão está cooperando, direta ou indiretamente, com a segurança nacional. Respeito, motivação, comprometimento, amizade, camaradagem são valores que precisam ser exercitados”, acrescenta o general.
Aos 70 anos, o aracajuano José Elito Carvalho Siqueira é detentor de umas das carreiras mais distintas das Forças Armadas Brasileiras. Declarado aspirante a oficial em 20 de dezembro de 1969, acumula 33 condecorações nacionais . Entre elas, as Ordens do Mérito da Defesa, Marinha, Aeronáutica, Judiciário Militar e Ministério Público Militar, e oito comendas estrangeiras, na Argentina, Líbano, Espanha, Uruguai, Portugal, Guatemala, Chile e Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2013, a Universidade Tiradentes homenageou o general com o título de Doutor Honoris Causa.
Como ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, cargo que exerceu de janeiro de 2011 a outubro de 2015, foi o responsável por coordenar ações de inteligência federal e de segurança da informação; cuidar da segurança pessoal da presidenta, vice-presidente e de seus familiares, bem como dos titulares dos órgãos essenciais da Presidência. As inscrições estão abertas no Portal Magister, ambiente virtual da Universidade Tiradentes.
Fonte: www.unit.br