A Polícia Militar do Estado de Sergipe, por meio do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), apreendeu 31 pássaros silvestres na tarde da quinta-feira, 22, em duas residências localizadas no município da Barra dos Coqueiros, na Grande Aracaju.
Por volta das 17h, a guarnição composta pelo cabo Jário e soldados Daniel Sá, Fernandes e Pithon fazia patrulhamento de rotina no Loteamento Olimar, na Barra, quando percebeu 22 pássaros expostos na varanda de uma casa. Na aproximação, para verificar se as aves estavam anilhadas, como determina a legislação, os militares identificaram uma senhora de 34 anos como responsável pelos animais, que foi enfática ao afirmar que não possuía nenhuma autorização para manter os pássaros em cativeiro.
Diante do crime ambiental, foram apreendidas 22 aves, dentre elas, um Curió, pássaros bastante valorizado comercialmente. Num outro imóvel, localizado na mesma região, a equipe policial visualizou uma residência com nove passarinhos expostos na varanda. Um homem de 37 anos se apresentou como dono da casa e das aves, informando que desconhecia a necessidade de obter autorização dos órgãos ambientais para criar pássaros em residência.
Assim, os nove pássaros foram recolhidos, totalizando 31 pássaros. Em ambos os casos, os infratores se comprometeram a assinar um termo circunstanciado no local e irão responder criminalmente por crime ambiental previsto no artigo 29, da Lei de Crimes Ambientais.
Última atualização em 23 de dezembro de 2016 às 6h.