A Polícia Militar do Estado de Sergipe, por meio do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), promoveu reunião na manhã desta quinta-feira, 3, no Quartel do Comando Geral (QCG), com os órgãos envolvidos no Desfile Cívico de 7 de Setembro. Durante o encontro, os planejamentos operacionais da PM e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) foram apresentados e os últimos ajustes feitos.

De acordo com o CPMC, a Polícia Militar emprega 567 homens e mulheres a partir das 6h30 da segunda-feira, 7, no decorrer da Avenida Barão de Maruim e no entorno da festividade cívica. Para otimizar o policiamento, o efetivo será distribuído em quatro áreas previamente delimitadas e com comandantes já definidos, frisando que a polícia dará uma atenção especial aos pontos tidos como críticos: concentração para o início do desfile, palanques e dispersão.

Além do reforço do efetivo nestas três áreas, também serão instalados disciplinadores metálicos no espaço dos palanques, para evitar o fluxo de pessoas na frente e no fundo destes locais. Ainda no acesso ao palanque, serão empregados militares da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran). Já na Avenida Barão de Maruim, precisamente nas imediações da Praça da Bandeira, a Corporação trabalha com um ônibus contendo câmeras voltadas para o sentido contrário ao desfile, acompanhando o movimento na dispersão.

Segundo o que foi definido pela PM, serão empregadas tropas do Esquadrão de Polícia Montada nas Praças Camerino e da Bandeira.  No entorno da Barão, bem como nos terminais de integração e nas praças Tobias Barreto e Fausto Cardoso, homens do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp), Grupamento Especial Tático de Motos (GETAM) e do Ação de Policiamento Localizado (APOLO) atuam.

De acordo com o planejamento do CPMC, este ano, os policiais não se concentrarão no Quartel do Comando Geral (QCG), como sempre aconteceu, e sim na área de atuação, onde haverá uma base móvel, para entregar os equipamentos de proteção individual e apoiar a tropa no decorrer do serviço.

Sala de Situação

Neste espaço, situado no Quartel do Comando Geral, a cúpula da Corporação e os representantes dos órgãos envolvidos no Desfile acompanham o desenrolar da festividade, através das imagens geradas pelas câmeras do ônibus da PM, estacionado na Praça da Bandeira, e pelas da SMTT. Da Sala, será possível acompanhar as imagens em tempo real e acionar a tropa mais próxima às possíveis ocorrências, para dar celeridade à resolução dos conflitos que porventura ocorram.

SMTT

Durante o encontro desta manhã, o capitão J. Luiz, coordenador de trânsito da SMTT, apresentou detalhes do planejamento estabelecido pela Superintendência para o Desfile. Segundo o oficial, serão empregados 44 agentes, distribuídos em 23 postos e com o auxílio de dois guinchos, que poderão ser usados em situações extremas.

De acordo com o capitão, durante o Desfile, os motoristas que seguem da Avenida 13 de Julho para o Centro, devem entrar na Avenida Augusto Maynard, chegando à Gonçalo Prado Rolemberg e acessando a rótula que conduzirá à Avenida Explosão e posteriormente à Hermes Fontes. Já para quem esteja vindo dos mercados para a 13 de Julho, é aconselhável que entre na Praça Fausto Cardoso; Rua Pacatuba e Rua Estância, até alcançar a Avenida Pedro Calazans.

Presenças

Acompanharam a reunião de ajustes para o 7 de Setembro, o coronel Luiz, comandante do CPMC; tenente-coronel Edênisson, adjunto da PM-4 e comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP); major Melo, chefe do Estado Maior Geral do CPMC; major Listo, representante do Exército Brasileiro, sargento Alderito, representando a Capitania dos Portos de Sergipe, e Alexsandra Lima de Andrade e Andrade, do cerimonial da SEED, além de oficiais que comandarão as tropas durante a festividade.

 

 

 

 

Última atualização em 3 de setembro de 2015 às 06:16:55.