A Polícia Militar do Estado de Sergipe, através da 4ª Seção do Estado Maior e por meio da Subseção de Armamento e Munição (SAM), montou uma pista de tiro no interior do Quartel do Comando Geral (QCG), nos dias 7 e 8 de abril. A ação mostrou à tropa o aparato que será usado nas instruções de tiro da PM, com o objetivo de nivelar o conhecimento nas Unidades e Subunidades do interior e capital.

Durante o trabalho, o SAM criou um ambiente, com obstáculos e alvos, para aproximar o policial da realidade das ruas. O militar também foi submetido ao estresse, nervosismo e panes de armas, tudo para testar e melhorar o reflexo e o psicológico dos homens e mulheres que lá estiveram.

Ao apresentar a pista, o sargento Gilson da Silva Santos e o cabo José Antônio da Silveira Filho, idealizadores do projeto, fizeram questão de enfatizar a versatilidade do ambiente criado, mostrando a possibilidade da execução de diversos tipos de tiro, sejam estes individualmente ou mesmo em dupla.

Interessados no conhecimento repassado pela Subseção, integrantes de Unidades e Subunidades operacionais estiveram no quartel, buscando conhecer e aperfeiçoar técnicas. O espaço recebeu militares do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp), Grupamento Especial Tático de Motos (GETAM), Comando de Operações Especiais (COE), além de policiais militares atuantes nos setores administrativos.

“O policial militar administrativo ou combatente, antes de tudo, ele é policial militar. Para a sua proteção pessoal, já que ele porta uma arma de fogo e está sujeito às mesmas condições de segurança pública que os demais membros da sociedade, ele precisa ter um treinamento que contemple a situação real, não apenas o tiro estático no estande de tiro. Essa iniciativa do SAM é louvável e é preciso continuá-la e desenvolvê-la ainda mais”, elogiou o tenente Calaça, do Comando de Operações Especiais da PM.

Próxima ação

De acordo com o sargento Gilson, a ação desenvolvida pelo SAM pretende criar uma doutrina e tornar a prática de tiro constante, já que a sobrevivência policial também está atrelada a ela. Segundo o praça, o próximo passo dado pela 4ª Seção é a prática do tiro real, que beneficiará os militares da Companhia de Comandos e Serviços (CCSv) em breve.

Interessados

Como o material utilizado pelo SAM é de fácil transporte, os treinamentos no interior do Estado e nas Unidades especializadas ficarão mais acessíveis às tropas. Aos interessados, o SAM orienta que busquem informações na PM-4, responsável pela logística, e os instrutores.

Última atualização em 9 de abril de 2015 às 04:33:15.