Nesse domingo, 8, a Polícia Militar do Estado de Sergipe (PMSE) realizou o encerramento das comemorações alusivas aos 185 anos da Corporação. O evento comemorativo aconteceu entre os dias 2 e 8 no Shopping Riomar, Zona Sul da capital.
Durante as comemorações aos 185 anos da PMSE, foram instalados estandes com o objetivo de mostrar ao público um pouco mais sobre a Instituição. História, métodos e equipamentos operacionais, além da participação dos projetos sociais e do serviço de saúde do Hospital da Polícia Militar (HPM) serviram para que a população conhecesse um pouco do dia a dia do trabalho policial militar.
Nos estandes das unidades especializadas, como Comando de Operações Especiais (COE), Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (Ciopac) e Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), foram expostos equipamentos balísticos, armamentos e munições. Lá, foram repassados aos visitantes conhecimentos sobre os itens de segurança usados pelos policiais para proteção da sociedade.
A Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) e o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), unidades responsáveis pelo policiamento de trânsito nas vias e rodovias estaduais, expuseram motocicletas e equipamentos das unidades. Um dos aparelhos que mais chamou a atenção do público foi o etilômentro, conhecido popularmente com “bafômetro”, usado para medir o nível de álcool na corrente sanguínea. Além disso, os militares aproveitaram o momento para explicar aos visitantes como eles podem contribuir para um trânsito mais seguro.
O Grupamento Especial Tático de Motos (Getam) mostrou ao público armamentos, motocicletas e os equipamentos de proteção individual usados durante o policiamento, na capital e em cidades do interior do estado.
No estande da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) foram transmitidos conhecimentos sobre o trabalho desenvolvido com os cães policias e a importância deles nas operações específicas. Os adultos e, principalmente, as crianças que passavam pelo local ficaram encantadas com a astúcia dos animais.
O público que passeava pelo shopping também teve a oportunidade de aferir a pressão arterial e a glicemia com a equipe do HPM, além de conversar um pouco sobre hábitos de vida saudável, para promoção e reabilitação da saúde.
A temática do meio ambiente foi abordada pelos militares do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb) que expuseram alguns animais silvestres empalhados e deram explicações aos visitantes das ações policiais em defesa do meio ambiente.
Já o passado da Corporação e o clima nostálgico foram demonstrados pelos militares do Museu com a exibição de armas, brasões e artefatos da PMSE, datados dos séculos XIX, XX e XXI.
O consagrado Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) realizou mini palestras com jovens que passavam pelo local. Aos adultos foram explicadas as ações do projeto junto às crianças e adolescentes nas escolas públicas e particulares da capital e interior do estado.
Nessa semana comemorativa, a Instituição também mostrou a amplitude das ações através de apresentações artísticas na praça de alimentação do shopping. Vários militares músicos se apresentaram e fizeram a alegria no local, demonstrando os novos parâmetros de união entre a sociedade e a Polícia Militar.
Na segunda-feira, 2, a soldado Bárbara e o sargento Lima realizaram um show artístico de voz e teclado. O subtenente Ramos mostrou todo seu talento no saxofone na terça-feira, 3, e contagiou o público. Na quarta-feira, o sargento Osvaldino soltou sua bela voz ao lado do tecladista cabo Nascimento em uma apresentação marcada por grandes sucessos da música popular brasileira. O capitão Jair subiu ao palco e arrancou aplausos na noite do dia seguinte. Já o soldado Glaubert fez o público presente dançar com os clássicos do forró nordestino na sexta-feira, 6. O quarteto de saxofone relembrou grandes sucessos musicais no sábado à noite, penúltimo dia de apresentações.
Por fim, durante a tarde do domingo, 8, todo o Corpo Musical da PMSE emocionou o grande público presente com músicas que tocaram o coração de todos, por meio dos clássicos que marcaram época.
“Apresentação maravilhosa do Corpo Musical da PMSE concretiza essa corporação de 185 anos de existência como patrimônio histórico da sociedade sergipana. Nesse evento, os policiais mostraram que além de defender a população na árdua missão do combate à criminalidade nas ruas, também podem nos proporcionar momentos únicos como esse através da música. Isso é, simplesmente, incrível”, disse Laís Santos Oliveira, que passeava no shopping quando se deparou com a apresentação.
Para o chefe da 3ª Seção do Estado Maior Geral (PM-3), coronel Lima Alves, esse evento não seria possível sem o apoio incondicional do comandante-geral, coronel Marcony Cabral, e do subcomandante, coronel Paulo Paiva. O oficial ainda fez questão de agradecer a todos os militares que fizeram parte desse importante evento.
“Gostaria de agradecer ao comandante-geral e subcomandante da PMSE, ambos têm abraçado projetos importantes para a nossa corporação. Uma apresentação apoteótica do Corpo Musical da Polícia Militar. Sendo assim, agradeço imensamente a todos os policiais militares que fizeram parte desse grande evento em comemoração aos 185 anos da PMSE”, finalizou o coronel.
Última atualização em 10 de março de 2020 às 10h.