Na manhã dessa quarta-feira, 21, por meio de uma parceria entre o Proerd e a Secretaria Municipal de Educação de Tobias Barreto, aconteceu a formatura de quatro turmas dos alunos das escolas Iraíldes Padilha e Fátima Ramos, localizadas no município. Durante a solenidade, mais de 100 alunos concluíram o currículo Caindo na Real, que visa fortalecer a autoestima e o poder de decisão dos alunos para dizerem não às drogas.

Em dez lições do currículo Caindo na Real, esses alunos receberam instruções dos policiais instrutores e aprenderam habilidades socioemocionais que os capacitaram na tomada de decisão segura e responsável. Os certificados conquistados pelos formandos foram entregues por Léo, o leão mascote do programa.

O programa voltou a ser aplicado em Tobias Barreto desde o início de 2022 e, ao final do ano, já serão mais de 300 alunos formados pelo Proerd. Para o comandante do 11º Batalhão, tenente coronel Raimundo, é importante manter o compromisso com a continuidade do programa “Promover a participação das crianças no projeto é uma das mais eficazes estratégias de prevenção aos crimes oriundos das drogas como o tráfico, furto, roubo e homicídios”, afirmou o oficial.

O Secretário Municipal de Educação, Luciano Marques, esteve presente no evento e frisou que sua meta é triplicar o alcance do PROERD nas escolas tobienses, além de estabelecer um patamar de conscientização nos alunos para evitar a inclusão dos jovens e adolescentes no mundo das drogas.

Além dessa formatura, mais alunos se formarão até o final do ano, o que ultrapassa o número de 300 alunos atendidos em 2022, apenas nesse currículo. O evento acontecerá no auditório do 11° Batalhão, com alunos da escola rural estadual Engenheiro José Carvalho.

 

Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é oriundo de um programa norte-americano criado em 1983, após muitas pesquisas envolvendo educadores, psicólogos, psiquiatras e policiais. Tem como metodologia a Teoria Socioemocional, que trabalha os sentimos e emoções dos alunos. Em 1992, foi implementado no Brasil, por meio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e atualmente é o programa de prevenção ao uso de drogas das polícias militares de todos os estados do Brasil. Em Sergipe, foi implantado no ano de 2001 e atualmente é coordenado pelo major Edson, já tendo formado mais de 80 mil alunos ao longo desses 21 anos.

As escolas que desejarem receber o programa no próximo semestre devem enviar um ofício direcionado ao Comando Geral da Polícia Militar de Sergipe, na pessoa do coronel Marcony Cabral, solicitando o serviço. O ofício deve ser protocolado no Quartel do Comando Geral, localizado na Rua Itabaiana, 336, Centro; ou no endereço de e-mail: gab.cmt@pm.se.gov.br .Para mais informações, entrar em contato com o Núcleo Proerd: (79) 99191-4668.

Última atualização em 26 de dezembro de 2022 às 02:43:48.