A Polícia Militar do Estado de Sergipe deu início, na manhã desta segunda-feira, 16, no auditório do Ministério Público, às atividades relativas à tradicional Semana Zero. É uma semana na qual a instituição militar recebe os 237 novos alunos do curso de Formação de soldados (CFSD 2017). A iniciação tem como objetivo, apresentar todas as regras pertinentes ao andamento do curso e funcionamento do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).
No primeiro momento, os alunos participaram de palestras de abertura com a 1ª tenente Amanda, chefe da Seção Técnica de Ensino, que fez uma explanação sobre todo regramento de provas, material didático, a divisão das 1.200h/aula, atividades extras, estágio supervisionado e palestras.
Segundo a chefe da seção, o momento é de fundamental importância, pois os alunos em formação estão ingressando agora na corporação, além de ciência dos processos que permeiam a formação de um soldado militar. Eles precisam entender as regras de funcionamento do CFAP, regras de convivência e demais procedimentos, como direitos e deveres, as provas e tudo que irão viver nesses próximos seis meses.
“É o momento em que eles tiram as dúvidas, conhecem um pouco do trabalho da divisão de ensino, do Corpo de Alunos, momento em que eles vão entender todo funcionamento do curso. É fundamental para que eles possam se ambientar e saibam o que vão viver dentro do processo de formação”, explica a tenente.
Em seguida o capitão Jonatas Souza, comandante do Corpo de Alunos, palestrou sobre todo o regramento disciplinar e escolar, organograma do CFAP, regimento interno, manual do aluno, normas de conduta e apresentação pessoal.
Para ele, a Semana Zero é o primeiro momento de encontro e de ingresso na instituição militar. Ela serve para balizar e dar um norte ao aluno, para que ele se sinta acolhido e seguro, para seguir em frente durante os meses de formação.
“As palestras desta segunda-feira, 16, e terça-feira, 17, dão início, na verdade, às atividades administrativas. Elas são imprescindíveis, no processo de formação, desses futuros soldados da Polícia Militar do Estado de Sergipe, tendo em vista, que esse é o momento, em que eles terão contato com os ditames militares. A partir daí, eles terão as instruções necessárias, para o desenvolvimento durante o curso, por exemplo”, salienta o capitão.
A programação da Semana Zero segue nesta terça-feira, 17, com palestra no Teatro Tobias Barreto. Na oportunidade serão realizadas instruções de defesa pessoal e sobrevivência policial militar. Já nos dias 18 (quarta), 19 (quinta), e 20 (sexta), as atividades de campo serão no Parque da Cidade, onde os alunos terão aulas de técnica policial, ordem unida, primeiros socorros, todas voltadas para iniciação e acolhimento do aluno que optou por ser um soldado combatente da Polícia Militar.
O curso tem um total de 1.200h/aula divididas e distribuídas em 33 disciplinas mais atividades curriculares e extracurriculares, palestras e estágio supervisionado. Após cumprir toda a carga horária exigida, a Polícia Militar de Sergipe contará com 237 novos soldados, aptos a servir a sociedade sergipana.
Última atualização em 17 de janeiro de 2017 às 10h.