A Polícia Militar do Estado de Sergipe, por meio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), realizou a entrega de vários itens doados por alunos do Curso de Formação de Soldado (CFSd) para o Lar de Idoso Nossa Senhora da Conceição (SAME), situado no bairro Industrial, em Aracaju. A visita ocorreu na tarde da última sexta-feira, 07, e foi marcada pelo acolhimento caloroso dos idosos e idosas e funcionários do asilo aos futuros policiais militares.

A ação é fruto da campanha ‘CFAP Solidário Amigos do Idoso’, de iniciativa de alguns alunos da PM, com a participação voluntária de integrantes dos seis pelotões do CFSd/2015. O evento comemora o Dia do Idoso, estabelecido nacionalmente no dia 1º de Outubro. Na ocasião, foram doados gêneros alimentícios, fraldas e materiais de consumo do próprios do SAME.

“No horário de folga, eles deram assistência, conversaram e trocaram ideias com os idosos. Quando os alunos disseram que iam embora, alguns ficaram tristes e pediram que eles retornassem em em segundo momento. Essa ação demonstra o gesto de altruísmo dos alunos, o senso de dever com a população, que vai muito além do serviço policial. Mais do que o policiamento ostensivo, eles demonstraram uma humanidade muito grande com esse gesto”, declarou o subcomandante do CFAP, capitão Marcos Diego Gois Paiva.

A campanha em prol dos idosos teve como mentores os alunos CFSd Roni Adriano Correia Grott, do 1º Pelotão; Raniele D’Elian Souza Santos, do 2º Pelotão; Maria da Conceição Melo Santos e Mateus Mota Machado, do 4º Pelotão. Eles também estiveram envolvidos em outra ação, de iniciativa do sargento Joel Enoque Oliveira Santos, da Formação Sanitária do CFAP, desta vez voltada para crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Joaquim Cardoso de Araújo, localizada no bairro América.

Com o intuito de promover um dia diferenciado para os alunos da referida instituição de ensino, o militar, com o apoio dos alunos do CFSd, arrecadou brinquedos e os doou na tarde desta sexta-feira, 09, em um encontro que se tornou muito especial tanto para os alunos do Curso de Soldado quanto para os pequenos aprendizes, na maioria oriundos de famílias com baixo poder aquisitivo.

“O papel da polícia não é só segurança, é também interagir com a comunidade, visando um futuro melhor. Sabemos que muitos pais não teriam condições de garantir um presente no Dia das Crianças e pensamos em viabilizar essa oportunidade. É importante aproximar a polícia da sociedade, através da criança, porque é nela que se forma o adulto. Cuidando bem do bebê, da criança, ensinando-lhe o caminho correto, oferecemos condições para que se torne cidadã e não seja preciso puni-la adiante. Queremos educar nossas crianças para que elas nos vejam como heróis, como verdadeiros amigos, e possamos guardá-las e protegê-las até quando Deus permitir”, enfatizou o sargento Joel.

A ação foi ovacionada pela diretora da Escola, Flávia Hermínia Costa Alves, que avaliou como positiva a integração dos policiais com os pequenos. “Através dessas ações, as crianças apreendem, desde pequeninas, que a polícia é amiga da sociedade e trabalha em favor dela. Elas estão bastante felizes e aquela visão negativa que algumas tinham em relação aos profissionais de segurança pública melhorou com certeza. Crianças que tiveram medo de fazer uma visita ao quartel da PM no Dia do Soldado hoje, vitoriosamente, estão se divertindo nos braços de policiais militares”, revelou a professora.

Para o capitão Diego, as duas campanhas são louváveis e demonstram o compromisso dos alunos com a cidadania e com a própria PM. “Apesar de serem iniciativas pessoais, particulares dos alunos e do sargento, eles fazem questão de associá-las à instituição policial militar, o que reflete o compromisso com a sociedade e com a Corporação”, ressaltou. O subcomandante do CFAP aproveitou o ensejo e parabenizou os mentores dos projetos, enaltecendo a vinculação dos trabalhos beneficentes ao nome da Polícia Militar do Estado de Sergipe. “Tal associação é muito louvável e reflete toda a humanidade que os alunos têm”, concluiu.

Última atualização em 14 de outubro de 2015 às 03:34:01.