A Polícia Militar de Sergipe, através do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), formou na tarde do dia 30 de janeiro, 108 policiais militares que participaram do I Curso de Intervenções Táticas em Estabelecimentos Carcerários, realizado no antigo Centro de Saúde Adolescente (Caic) do Conjunto Marcos Freire, situado no município de Nossa Senhora do Socorro.

O curso, que contou com quatro meses de duração, teve como objetivo atualizar os conhecimentos dos policiais militares em temáticas relativas a intervenções carcerárias, missão exclusiva da unidade BPChoque. “Os policiais precisam estar sempre atualizados e devem reavaliar a capacidade técnica que possuem, a fim de prestar um serviço cada vez mais qualificado à sociedade”, destacou o comandante do BPChq e coordenador do curso, tenente-coronel Silvio Aragão.

Para a conclusão do curso, os 108 alunos tiveram que cumprir uma carga horária de 60 horas/aula com diversas disciplinas teóricas e práticas, como direitos humanos, conhecimento jurídico aplicado à atividade prisional, gestão de crises em estabelecimentos carcerários, condução de presos e escoltas diversas, técnicas de imobilização policial e utilização da tonfa, intervenção em estabelecimento carcerário, armamento, equipamento e tecnologias não letais, tiro policial aplicado, entre outras temáticas.

Segundo o comandante do BPChq, o curso de intervenção em estabelecimentos carcerários realizado pela PMSE é o único realizado no país para determinado fim. “O curso possui uma formatação não encontrada em nenhuma instituição de Segurança Pública em todo o Brasil, ou seja, esse curso é de exclusividade do BPChoque da Polícia Militar de Sergipe”, ressalta o tenente-coronel Silvio Aragão.

Última atualização em 9 de fevereiro de 2015 às 09:17:13.