
Polícia Militar realiza prisão em cumprimento a mandado de prisão no Agreste sergipano
23 de agosto de 2023
PMSE conclui mais um Curso de Formação de Cabos
24 de agosto de 2023Na manhã desta quarta-feira, 23, o Centro de Treinamento Operacional (CTO) da Polícia Militar de Sergipe realizou um torneio de tiro alusivo ao Dia do Soldado, mais uma das atividades que vem sendo realizada durante todo o mês de agosto em homenagem a este dia tão importante.
Diversas unidades foram representadas por 81 militares, que se inscreveram no torneio, e disputaram em duas modalidades, pistola e carabina.
O evento foi aberto para convidados e familiares de alguns participantes. Dentre os homenageados, estavam algumas autoridades civis, que colaboraram, não só com a organização do campeonato, mas também com a preparação do local para este tipo de atividade, a exemplo da Prefeitura Municipal de Areia Branca, que disponibilizou máquinas para a terraplanagem do centro. Principalmente na área de recepção, para proporcionar mais conforto aos convidados.
Uma homenagem especial foi feita ao cabo Sátiro Reis Silva de Santana, que fez parte do CTO desde o início, e que nos deixou repentinamente, após sofrer um AVC, no ano de 2017. Cabo Sátiro deu nome à Casa de Tiro do CTO da PMSE. Sua família esteve presente no descerramento da placa inaugural.
“Lealdade, integridade, respeito e amor ao próximo são sinônimos que definem a pessoa Sátiro Reis Silva de Santana, sinônimos estes que nosso irmão, tio e filho estendia a todos incondicionalmente, tanto para sua família biológica quanto para a família da PMSE, família esta que ele escolheu, conquistou e que abraçou com muito amor o seu legado enquanto cabo e defensor da justiça. Foi na Polícia Militar de Sergipe que Sátiro viveu sua verdadeira missão aqui nessa existência, convivendo com seus colegas e parceiros, com seus altos e baixos, momentos de alegria e dificuldades, foi aqui a sua realização pessoal e verdadeira extensão da sua família. Sátiro amava o que fazia, não deixava suas questões pessoais interferirem nos seus compromissos enquanto cabo, título este que era pouco para expressar seu amor, entrega e dedicação à sua unidade de trabalho. Nós, aqui e agora, representando-o, queremos agradecer a reciprocidade e sensibilidade demostrada pelo major Nascimento. Queremos deixar nosso muito obrigado ao sargento Jesus e a todos os colegas de trabalho também. Recebam nossa gratidão por tê-lo acolhido e compartilhado os melhores anos da sua vida enquanto membro dessa equipe. Muito obrigado”, declarou Igor, sobrinho do homenageado.
O soldado Sávio, um dos membros da comissão organizadora da competição, ressaltou que um evento deste porte só é possível com muito trabalho e com uma equipe abnegada, que se dispôs a trabalhar pelo evento até mesmo nos dias de folga. “Gostaria de pontuar que teve muito trabalho referente à preparação, embora seja um evento que dure de 4 a 5 horas, tem muitas coisas paralelas feitas por traz dos bastidores, de logística, preparação de séries, manutenção da segurança. Tudo para garantir aos atletas que se disponibilizaram a participar, encontrar, no dia de hoje, mais que um dia de prática esportiva, mas sim, momentos de confraternização, e de encontro com amigos, que vão se distanciando com o tempo, por questões de trabalho”, disse ele.
O comandante do CTO, major Nascimento, explicou que todas as atividades desportivas alusivas ao dia do soldado foram iniciativas do comandante-geral, e o torneio de tiro, em especial, foi pensado para proporcionar uma confraternização relacionada ao tema do nosso trabalho funcional. “Por isso se torna mais relevante ainda. Tivemos uma grande adesão por parte das unidades, foram 35 unidades inscritas, sendo 81 atletas, uma adesão maior que o último torneio, inclusive. Nos sentimos muito honrados pela confiança do comando e dos militares envolvidos em torno da organização do evento. São duas categorias, com duas provas, pistola e carabina. A premiação será individual, por equipe e uma premiação por pontuação geral, que contemplará a unidade que mais marcar na competição”, ressaltou.
O major Nascimento destacou que a comissão organizadora e a arbitragem do evento foram compostas por policiais militares, policiais federais, policiais rodoviários federais, guardas municipais de Aracaju e instrutores de Armamento e Tiro de grande notoriedade no estado de Sergipe.
O Centro de Treinamento Operacional agradece a todos os apoiadores do torneio, incluindo a Prefeitura de São Domingos; Prefeitura de Areia Branca; Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE); Comarca de Maruim – TJSE – na pessoa do Juiz de Direito, Dr. Roberto Flávio Conrado de Almeida; a Comarca de Areia Branca – TJSE – na pessoa do Juiz de Direito, Dr. Fernando Luís Lopes Dantas; parlamentares da Câmara municipal de São Domingos; e o senhor Acrízio Campos, superintendente do SESI; entre outros.
Confira como ficou a classificação final.
Pistola individual
3º sargento Givaldo Alves de Oliveira / 3º BPM
2º Tenente Hilmar Tavares da Silva / 3º BPM
Soldado Jamisson Cardoso Dias de Souza / Getam
Carabina individual
3º sargento Givaldo Alves de Oliveira / 3º BPM
Cabo Alexandre dos Santos Soares / CPME
Capitão Mateus da Hora Mendonça / GTA
Pistola equipe
3º BPM – 119 pontos
Cioe – 105 pontos
Getam – 102 pontos
Carabina equipe
3º BPM – 200 pontos
CPME – 198 pontos
9º BPM – 196 pontos
Equipe geral
3º BPM – 319 pontos
Cioe – 299 pontos
CPME – 288 pontos









































