
PMSE prende mulher por tráfico de drogas e detém suspeito com mandado de prisão em Socorro
25 de agosto de 2025
PM apreende adolescente por ato infracional análogo ao tráfico de drogas em Amparo de São Francisco
26 de agosto de 2025O evento reuniu personalidades civis e militares, além de familiares e convidados
Na noite desta segunda-feira (25), a Polícia Militar de Sergipe realizou uma solenidade especial em comemoração ao Dia do Soldado. O evento aconteceu no Centro de Ensino e Instrução (Cei), em Aracaju.
A data é celebrada nacionalmente em 25 de agosto, em homenagem ao nascimento de Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro. Para a Polícia Militar de Sergipe, as comemorações reforçam os valores, a disciplina e a dedicação que norteiam o trabalho dos homens e mulheres que integram a Corporação sergipana.
Ascensão profissional

Durante a cerimônia, marcado por momentos de emoção, 242 policiais militares foram promovidos, sendo 94 oficiais e 148 praças. As promoções representam o reconhecimento pelo compromisso, dedicação e excelência no desempenho das funções por parte dos militares.
Entre os promovidos, destacou-se a oficial Gilmeire, que alcançou o posto de tenente-coronel, coroando uma trajetória marcada por profissionalismo e comprometimento com a segurança pública. Diante de familiares e colegas de farda, a policial militar fez um discurso emocionado e inspirador, agradecendo pelo apoio recebido ao longo de sua carreira e reafirmando o seu compromisso com a missão de servir à sociedade.
“Eu cheguei aqui há 27 anos como aluna de soldado e hoje alcancei o penúltimo posto de carreira da Corporação. Que bom saber que tantas pessoas, entre familiares e amigos, torceram pelo meu sucesso”, comemorou a tenente-coronel Gilmeire.

Somente na atual gestão, por conta do fluxo de carreira proporcionado pela nova legislação de promoções, 2.500 profissionais já ascenderam em suas funções. O fato foi bastante comemorado por Adicley França, promovido da graduação de subtenente para o posto de tenente.
“Esse momento é um marco na minha trajetória profissional. Contamos com o apoio do Governo do Estado, do comandante-geral, coronel Alexsandro Ribeiro, e do secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy. Eles uniram forças para abrir vagas por meio de um Projeto de Lei, que permitiu que todos os subtenentes que tinham o Curso de Habilitação de Oficial fossem promovidos a tenente nesta noite”, destacou.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexsandro Ribeiro, enalteceu a dedicação dos policiais militares para fazer de Sergipe um estado referência na segurança pública.

“A Polícia Militar tem a honra de realizar uma cerimônia muito especial. Hoje homenageamos todos os policiais militares que dedicam suas vidas para defender com muito profissionalismo a nossa sociedade. Na oportunidade, estamos garantindo a ascensão desses profissionais pelos critérios de antiguidade e merecimento. Isso representa quase cinquenta por cento do nosso efetivo e mais de duas mil famílias que passam a ter mais qualidade de vida. É o reconhecimento do Governo do Estado e do Comando da Corporação pelo compromisso destes homens e mulheres com a segurança pública dos sergipanos. A prova dessa dedicação foi reforçada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, confirmando o nosso estado como um dos mais seguros do Brasil. Sigamos firmes ombro a ombro com a missão precípua de servir a sociedade,” exclamou o coronel Ribeiro.
Reconhecimento do Governo do Estado
O vice-governador Zezinho Sobral, representando o governador do Estado, Fábio Mitidieri, comentou sobre a gratidão do povo sergipano por cada policial militar que trabalha com honra para levar segurança a todos os cantos de Sergipe.

“É com alegria que estamos aqui para nos confraternizar, mas também para agradecer a esses homens e mulheres que trabalham com compromisso, garantindo a posição de destaque de Sergipe na segurança pública. Nós temos na Polícia Militar uma grande família que tem um grande compromisso com a sociedade sergipana”, afirmou Zezinho Sobral.
Outorga de medalhas
A oportunidade também teve a finalidade de homenagear personalidades civis e militares de diversas áreas com a outorga da Medalha de Mérito Policial Militar. A condecoração foi criada como reconhecimento a todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para o engrandecimento da Polícia Militar como uma instituição respeitada pela sociedade sergipana.

“Estou muito feliz e honrado em receber uma homenagem de uma instituição tão consolidada e importante para a sociedade sergipana como a Polícia Militar. São anos de relação diária. Todos os dias estou em contato com alguma unidade ou com o setor de comunicação social da Corporação para buscar informações e apurar os fatos com precisão. É uma relação muito boa que com esse reconhecimento está ainda melhor”, comentou o apresentador da TV Sergipe, jornalista Leonardo Barreto.
Para o defensor público-geral da Defensoria Pública de Sergipe, Drº José Léo de Carvalho Neto, mais do que um reconhecimento pessoal, a homenagem com a outorga de Medalha do Mérito Policial Militar representa o fortalecimento do diálogo entre as instituições que, em suas respectivas missões, têm como propósito maior, o compromisso com a paz social e com a construção de uma sociedade mais justa e segura.
“É com muita honra que estou pisando neste solo para receber essa homenagem. O trabalho da defensoria de promover o acesso à justiça e o trabalho da segurança pública têm tudo a ver com uma sociedade mais justa. Sempre estaremos em parceria com a Polícia Militar”, reforçou.