
Polícia Militar atende ocorrência de tentativa de homicídio em Tobias Barreto
16 de setembro de 2025
Operação Jararaca: Ação conjunta cumpre mandados judiciais em investigação sobre homicídio e tráfico de drogas em Poço Redondo
17 de setembro de 2025O Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar de Sergipe conduziu um treinamento pioneiro sobre Crise Policial em Ambiente Hospitalar: Plano de Ação e Protocolos, para a equipe do Hospital Renascença, localizado na Zona Sul de Aracaju. A capacitação, que ocorreu na tarde desta terça-feira (16), é a primeira do tipo em Sergipe e um esforço conjunto entre a unidade hospitalar e a equipe de negociadores do Bope.
O objetivo da ação foi munir os profissionais de saúde com conhecimentos e protocolos para gerenciar situações de alta complexidade. O treinamento abordou comportamentos e procedimentos que podem ser adotados para minimizar riscos antes da chegada das forças policiais.
A major Belisa França, subcomandante do Bope, destacou a relevância do treinamento no cenário atual. “Percebemos que o adoecimento mental é uma realidade, e os hospitais, por receberem pessoas em situação de vulnerabilidade, se tornam ambientes mais suscetíveis a crises. A ideia é que os profissionais, gestores e agentes de portaria, tenham noções claras do que fazer caso uma ocorrência crítica se instale”, explicou a major.
Além da abordagem teórica, a capacitação incluiu uma simulação prática, permitindo que os participantes vivenciassem a aplicação dos protocolos aprendidos. “Nós sempre unimos a teoria à prática, levando os conceitos para um ambiente onde eles possam de fato experienciar a situação e já aplicar o que aprenderam em sala de aula”, completou a major Belisa.
A coordenadora de operações do Hospital Renascença, Andressa Machado, explicou que a iniciativa surgiu após uma reportagem sobre um incidente em um hospital da Região Centro-Oeste, onde uma técnica de enfermagem foi feita refém. “Essa situação despertou em nós a necessidade de estarmos preparados para agir até a chegada da polícia. Com isso, solicitamos o treinamento ao Bope, que hoje aconteceu de forma inédita em nosso hospital”, afirmou Andressa.
O treinamento oferecido pelo Bope reforça a importância da parceria entre a Polícia Militar e instituições civis, garantindo maior segurança e preparo para lidar com situações de crise em ambientes sensíveis como hospitais.


















