
Bope cumpre mandado de prisão por homicídio contra homem com histórico de crimes graves
23 de setembro de 2025
Novo Cisp de Capela é inaugurado com estrutura modernizada e integração entre forças policiais
24 de setembro de 2025Na manhã desta terça-feira (23), a Polícia Militar do Estado de Sergipe realizou, no auditório do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), um encontro alusivo ao Setembro Amarelo, campanha nacional de valorização da vida e prevenção ao suicídio. A iniciativa foi promovida pelo Núcleo de Assistência Psicossocial (NAPSS), em parceria com a Assessoria de Promoção da Qualidade de Vida (Pró-vida).
O evento contou com a presença do Tenente-coronel Fábio Machado, atual comandante do 8º BPM, do Tenente Alfredo, representante do Pró-vida, e do psicoterapeuta e hipnoterapeuta Diego Santiago, especialista em ansiedade, depressão e síndrome do pânico, além dos militares da unidade.
Em sua palestra, Diego destacou pontos essenciais para a compreensão da saúde mental, como o caminho que pode levar ao suicídio, as raízes da ansiedade e a importância da família no processo de prevenção e cuidado. Entre os temas abordados estiveram a necessidade de reconhecer a ansiedade e a depressão como sinais de alerta, e não como fraquezas, o impacto da carência emocional e da ausência de demonstrações de afeto na infância e a urgência em fortalecer os vínculos familiares e resgatar o contato humano diante do excesso de tecnologia.

Durante o encontro, militares também compartilharam reflexões pessoais. O Tenente-coronel Fábio Machado falou sobre a importância de demonstrar amor e presença aos filhos:
“Talvez a gente não tenha recebido certas demonstrações de afeto, mas decidimos passar para os nossos filhos o que não tivemos. Mesmo quando parece difícil, mesmo quando um deles está mais fechado, insistimos em amar, em abraçar, em estar presentes. Por isso, agradeço a oportunidade dessa palestra, porque ela nos ajuda a olhar para dentro de nós, a valorizar ainda mais a família e a reafirmar que o caminho é sempre pelo amor.”
A soldado Lima ressaltou a importância da empatia e do acolhimento:
“Muitas vezes, quem sofre com ansiedade ou depressão não consegue expressar o que sente, e quando tenta colocar para fora, acaba sendo mal interpretado, discriminado ou até desvalorizado. Ainda existe quem pense que se trata de fraqueza ou ‘manha’, quando na verdade estamos falando de um sofrimento interno profundo e silencioso. Por isso, é fundamental exercitar a empatia no olhar para aqueles que enfrentam sofrimento emocional.”

O especialista Diego reforçou na ocasião que, além da fome de comida, o ser humano também tem fome de amor, e quando essa necessidade não é suprida na infância, a pessoa pode crescer sem segurança, sem se sentir importante ou pertencente. Nesse sentido, a família assume papel essencial, sendo o primeiro ambiente de pertencimento da criança.
Cuidar da saúde mental é um ato de coragem e responsabilidade. Cada gesto de atenção, cada palavra de apoio e cada momento dedicado ao diálogo podem fazer a diferença na vida de alguém.
A Polícia Militar do Estado de Sergipe reafirma, com ações como esta, seu compromisso incondicional com o bem-estar da tropa, mostrando que prevenir, acolher e valorizar a vida são prioridades da PMSE.
A corporação informa que o Núcleo está localizado na Praça Graccho Cardoso, 06, São José, e que o militar que necessitar de atendimento deve fazer contato pelos canais:
Telefone funcional / Plantão: (79) 99672-9707
E-mail funcional: provida.pm@pm.se.gov.br




