
Operação Virtude integra forças de segurança pública de Sergipe na prevenção e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa
1 de outubro de 2025
PMSE prende homem por tráfico de drogas em Nossa Senhora do Socorro
1 de outubro de 2025‘Ser Policial Militar’ – um longa-metragem produzido em comemoração aos 190 anos da Polícia Militar de Sergipe (PMSE) – vem sendo exibido em salas de cinemas da capital e do interior do estado. O filme retrata a essência da Corporação e sua importância como célula de defesa do corpo social. Nessa terça-feira (30), o longa-metragem foi exibido no cinema CineLaser, no Shopping Peixoto, em Itabaiana. Já nesta quarta-feira (1º), segue em exibição no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju.
Com público cativo, o documentário produzido pela Diretoria de Comunicação da Secretaria da Segurança Pública (Dicom/SSP), em parceria com a Assessoria de Comunicação da Polícia da Militar (PM-5), segue ganhando destaque e a atenção do público.
Responsável pela direção, roteiro e cinegrafia, o 3º sargento Sivirino evidenciou que o filme busca mostrar a essência da Polícia Militar, como também ressalta toda preparação do policial ao sair de casa, todos os dias, para proteger a sociedade, mesmo com risco da própria vida. “Celebrar a essência dessa Instituição tão fundamental para a nossa sociedade é uma das melhores sensações”, frisou.
Durante a exibição no Shopping Peixoto, o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Anselmo Pereira do Santos, falou sobre a importância do documentário para a Corporação. “ É um dia de alegria para nós da Região Agreste de Sergipe em poder assistir ao filme que retrata tão bem a PMSE, evidenciando a grandiosa história da Instituição, ao longo dos seus 190 anos de existência”, disse.
A sargento Aclécia, ressaltou que o longa-metragem mostra a realidade do policial militar. “Essa é a nossa realidade, a realidade do policial militar que atua no combate do mal social. O filme também mostra que, apesar sermos policiais militares e sermos fortes em diversas ações, nós também temos nossos sentimentos”, evidenciou.
O longa-metragem também ganhou repercussão durante a exibição no Museu da Gente Sergipana. No momento, policias militares de diversas Unidades prestigiaram o documentário que tanto retrará a exaltação dos valores éticos e morais que permeiam a profissão.
O documentário mergulha na trajetória da PMSE, destacando valores, desafios e a diversidade que compõem a instituição. Ao todo, 32 policiais militares foram entrevistados, entre homens e mulheres de diferentes idades, cores, graduações e postos da hierarquia, resultando em mais de 50 horas de depoimentos gravados ao longo de 18 meses de produção.



